Água Branca recebe exames gratuitos de mamografia e papanicolau

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Durante quatro semanas, Água Branca recebe a Carreta Sesc Saúde da Mulher.

A ação conjunta do Sesc e Prefeitura de Água Branca, por meio da equipe da atenção básica e da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, oferece gratuitamente exames de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero.

A ação, iniciada nessa segunda-feira (12), acontece até dia 6 de dezembro e poderá ser prorrogada se não atendida a demanda programada. Para as mulheres de 50 a 69 anos de idade, estão sendo ofertados exames gratuitos de mamografia. Já para mulheres de 24 a 65 anos de idade, estão sendo realizados exames preventivos, ou papanicolau.

“As ações de saúde da mulher, especialmente, em relação à prevenção do câncer de colo de útero e de mama, devem ser ampliadas e descentralizadas para o interior do Piauí para que possamos reduzir o impacto sobre a morbimortalidade entre mulheres na faixa etária com maior prevalência para essas doenças. E nesse sentido trabalhamos incansavelmente para garantir mais saúde para as mulheres de Água Branca”, destaca o secretário municipal de Saúde, Amilton Feitosa.

Durante a campanha, a carreta ficará estacionada na Praça de Eventos José Pereira Lopes, no Centro de Água Branca, próxima à UBS Otaciana Maria do Nascimento. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h.

O prefeito Jonas Moura destaca a parceria com o Sesc e a importância da conscientização das mulheres para a prevenção e diagnóstico precoce. “É mais uma parceria que beneficia especialmente as mulheres aguabranquenses, que poderão fazer seus exames aqui na cidade. Agradecemos ao Sesc e nossas equipes por esse importante trabalho de conscientização das mulheres para esse problema tão sério e diversos outros temas ligados à saúde”, frisa.

Além dos exames, são realizadas ações educativas reforçando a importância da regularidade dos exames para prevenção ou diagnóstico precoce de câncer de promoção da saúde. Entre outros temas abordados, estão a prevenção à violência doméstica e mortalidade materna, direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual e planejamento familiar.

O serviço é ofertado mediante apresentação de requisição de exame encaminhado pela Unidade Básica de Saúde e cópias do documento de identidade com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência com CEP.

Ascom/PMAB – Direto para o Portal Cidade Luz

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Entra em vigor lei que cria o Dia Nacional da Natação

A Lei que institui o Dia Nacional da Natação para ser comemorado dia 2 de agosto foi sancionada pelo...

Secretaria de Saúde de Marcos Parente realizará mutirão de reforço da vacina contra a Covid nos dias 06, 07 e 08 de julho

Outra informação repassada pela secretária Karla, foi a importância de levar o cartão de vacinação para ser atualizado. A Prefeitura...

Júlio César apresenta projeto que prevê redução no preço da gasolina para R$ 5,00

O deputado federal se reúne nesta terça-feira (05/07) com o presidente da Câmara , Artur Lira, em Brasília, para...

Palácio do Planalto age para evitar mudanças na PEC Eleitoral e não atrasar votação; ideia é pagar benefícios este mês

Governo quer votação até quarta-feira, com objetivo de pagar benefícios neste mês O governo federal está negociando com lideranças da...
spot_img

Brasil tem média de 214 mortes causadas pela covid-19 por dia

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país tem 672.033 óbitos e 32.535.923 casos confirmados da doença. O...

Luva de Pedreiro compartilha foto de mansão: “conforto para os meus pais”

Na publicação, o baiano falou sobre a alegria de poder dar conforto para os seus pais, que sempre trabalharam...
spot_img

Posts Recomendados