Banho móvel para moradores de rua em Teresina é destaque no Jornal Nacional

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O serviço “Banho Móvel”, um carro adaptado com chuveiros para oferecer condições de higiene às pessoas em situação de rua, em Teresina/PI, foi destaque no Jornal Nacional nesta quarta-feira (25/12), na Rede Globo.

O JN acompanhou o trabalho de assistência social voltado para a saúde, e também com a auto-estima de pessoas em situação de rua.

Reprodução / Rede Clube

“A pessoa que vive em situação de rua está sujeito a tudo, né? Até ficar sem banho”, conta o artesão Genival José da Silva.

Só que o Genival se surpreendeu quando viu um “banho móvel” no meio da praça da cidade, onde a temperatura chega a 40 graus: “Banho é tudo de bom, né?”.

Reprodução / Rede Clube

O carro do Banho Móvel está equipado com dois chuveiros, kits de higiene e um reservatório que acumula até mil litros de água, o que permite cerca de 20 banhos, com duração de até oito minutos. Inicialmente, o serviço vai funcionar duas vezes na semana, no turno da tarde e em qualquer local que tenha aglomerado de pessoas em situação de rua, como em praças públicas.

Há 30 anos que vive nas ruas de Teresina, Raimundo Nonato da Silva sempre que vê o “banho móvel” nas praças aproveita para se refrescar. “Às vezes a gente está sufocado de calor quando eles aparecem é uma maravilha”, revela.

Reprodução / Rede Clube

Segundo a assistente social Melissa Lima, “muitas pessoas saíram de suas cidades para tentar o emprego aqui em Teresina e acabaram ficando por não conseguirem se realocar no mercado. Então aumentou significativamente, de 30% a 40%, essa população que é atendida por nossa equipe”.

O banho móvel só circula pela cidade dois dias na semana e junto vai um consultório. Uma equipe formada por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social faz vários atendimentos no meio da rua.

Reprodução / Rede Clube

“Não só a questão da dignidade, que a gente sente que é essa questão de devolver a dignidade ao usuário, mas isso facilita nossa abordagem e aproximação do usuário para equipe, tendo em vista que muitos têm receio de se aproximar da equipe por conta de má higiene”, explica Alan Lira, médico do projeto consultório na rua.

Reprodução / Rede Clube

“Isso aí para mim, se tivesse todo dia, seria como um mandado de Deus. E tem um sabãozinho, um negócio cheiroso”, diz um morador de rua.

Reprodução / Rede Clube

Com informações do 180graus

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Invasões de terras no Brasil registraram um salto de 213% no último ano

Dados obtidos junto à CNA apontam 72 invasões a propriedades rurais no ano passado, número maior do que nos...

Governador Rafael Fonteles sanciona lei com políticas para pessoas autistas

Os estabelecimentos de ensino terão o prazo de 120 dias para se adequar às novas determinações legais. Duas leis que...

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições municipais de outubro

Em nota, o Google informou que a restrição aos anúncios começará em maio, quando as resoluções do TSE entrarão...

Pobreza cai para menor índice registrado desde 2012, indica IBGE

Taxas tiveram queda em 25 estados e Distrito Federal. Em números absolutos, mais de 8,5 milhões de indivíduos saíram...
spot_img

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022 Em 2022, foram registradas 67.626 ocorrências de estupros em mulheres no...

Aos 17 anos, jovem com câncer terminal que viralizou no TikTok se casa

Isabel Veloso compartilha seus últimos meses de vida através das redes sociais Isabel Veloso, jovem de 17 anos, é uma...
spot_img

Posts Recomendados