Deltan e toda a Lava Jato pedem semiaberto para ex-presidente Lula

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A força-tarefa da Operação Lava Jato pediu, nesta sexta, 27, à juíza da Vara de Execuções Penais do Paraná, Carolina Lebbos, para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vá para o regime semiaberto. A petição é assinada por 15 procuradores, inclusive o chefe da força-tarefa, Deltan Dallagnol.

Foto: Reprodução

Lula está preso em regime fechado desde o dia 7 de abril de 2018 para cumprir a pena de 8 anos e 10 meses no caso triplex, imposta pelo Superior Tribunal de Justiça.

Em sua petição, os procuradores afirmam que foi ‘certificado o bom comportamento carcerário (requisito subjetivo) pelo Superintendente da Polícia Federal no Paraná e ouvida a defesa (requisito formal)’.

“Considerando, portanto, a pena fixada pelo Superior Tribunal de Justiça no REsp 1.765.139 (oito anos, dez meses e vinte dias), o custodiado encontra-se na iminência de atender ao critério temporal (requisito objetivo) definido no caput do art. 112 da LEP (um sexto da pena) para a progressão de regime”, escrevem.

“Noutro vértice, em se tratando de execução provisória da pena, a existência de garantia integral à reparação do dano e à devolução do produto do ilícito praticado, com os acréscimos legais (art. 33, § 4º, do Código Penal) é suficiente para autorizar a mudança a regime prisional mais brando, conforme indicado por esse Juízo”, afirmam os procuradores.

Segundo os procuradores, ‘trata-se de direito do apenado de, uma vez preenchidos os requisitos objetivos e subjetivos, passar ao cumprimento da pena no regime mais benéfico’.

Com a palavra, o advohado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula

O ex-presidente Lula deve ter sua liberdade plena restabelecida porque não praticou qualquer crime e foi condenado por meio de um processo ilegítimo e corrompido por flagrantes nulidades. Sem prejuízo disso, conversaremos novamente com Lula na próxima segunda-feira sobre o direito em questão para que ele tome a sua decisão sobre o assunto.

Com informações do Estadão Conteúdo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil tem 3,4 mil mulheres resgatadas de trabalho escravo em 10 anos

Maioria das vítimas tinha entre 18 e 24 anos de idade De 2004 a 2024, 3.413 mulheres foram resgatadas em situações...

Ministro Alckmin assina autorização para instalação do maior projeto de hidrogênio verde do mundo no Piauí

O empreendimento, liderado pela empresa Solatio, representa um investimento de R$ 27 bilhões e deve gerar cerca de 3...

Rússia diz que ataque de drone ucraniano já viola cessar-fogo

Ucrânia acusa russos de lançar ataques contra civis O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nesta quinta-feira que a...

Orçamento de 2025 é aprovado pelo Congresso Nacional

Norma prevê superávit primário de R$ 15 bilhões nas contas públicas Senadores e deputados federais aprovaram, em votação simbólica, na...
spot_img

Natanzinho e Walkyria Santos animarão o aniversário de 114 anos da cidade de Barão de Grajaú-MA

O evento é uma realização da Prefeitura de Barão de Grajaú e conta com apoio do Governo do Maranhão. POR...

Dia de Ação Social da Semana da Mulher leva serviços gratuitos e momentos de autocuidado para mulheres de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio das secretarias da Mulher e Diversidade Sexual,...
spot_img

Posts Recomendados