Ex-prefeito de Sebastião Leal é posto em liberdade

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

José Jeconias é um dos investigados na Operação Bacuri, que prendeu o prefeito de Bertolínia, Luciano Fonseca, a esposa e mais sete pessoas no início de dezembro em duas cidades do Piauí.

O ex-prefeito da cidade de Sebastião Leal, José Jeconias Soares de Araújo foi colocado em liberdade por uma decisão liminar assinada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli.

A decisão foi tomada no dia 26 de dezembro.

Ex-prefeito de Sebastião Leal, José Jeconias Soares de Araújo

José Jeconias é um dos investigados na Operação Bacuri, que prendeu o prefeito de Bertolínia, Luciano Fonseca, a esposa e mais sete pessoas no início de dezembro.

A decisão veio em resposta a um pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-prefeito. O documento determina que o Tribunal de Justiça Estadual substitua a prisão preventiva a que José Jeconias estava submetido por medidas cautelares a serem decididas pelo TJ.

Operação Bacuri

O ex-prefeito foi preso durante a operação Bacuri, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Piauí. De acordo com a denúncia, José Jeconias é suspeito de organização criminosa, corrupção ativa, desvio de recursos públicos, crimes licitatórios e lavagem de dinheiro.

“A partir dos documentos apreendidos durante a operação e nas empresas do investigado, constatou-se que José Jeconias teria uma intensa participação na organização criminosa, sendo beneficiado em licitações fraudulentas, contratos irregulares, recebendo valores desviados do município e atuando na ocultação de patrimônio, também através de laranjas e de empresas fantasmas”, diz a denúncia.

O ex-prefeito também foi doador da campanha do prefeito de Bertolínia em 2012 e que, conforme o relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). As investigações apontaram que nos anos seguintes, as empresas de José Jeconias receberam vultosos pagamentos de Bertolínia, como principal fornecedor de combustíveis para os veículos do município.

As ações da operação Bacuri começaram dias antes, com a prisão do prefeito de Bertolínia, Luciano Fonseca (PT). Além dele, foram presos o pai, a mãe e a mulher do prefeito. O MP disse que foi determinada ainda pela Justiça a imediata suspensão do exercício da função pública do prefeito.

De acordo com a polícia civil, a investigação teve início após relatório do Tribunal de Contas do Estado, que teria detectado irregularidades na cidade. Um dos casos ainda à espera de julgamento é o de uma ambulância da cidade foi achada em uma fazenda e, segundo o Ministério Público, teria sido usada como pagamento de uma dívida pessoal do prefeito. À época, Luciano disse ao G1 que o veículo havia sido leiloado por ser considerado “bem inservível”.

G1PI

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governador entrega mais de 100 km de rodovias recuperadas e autoriza obras em São Lourenço do Piauí

Rafael Fonteles autorizou obras nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, mobilidade e abastecimento de água. Cumprindo agenda no interior do...

Bolsa Família reduz desigualdades no Brasil, aponta PNAD Contínua do IBGE

Proporção de domicílios com pelo menos um beneficiário do programa chegou ao maior patamar da série histórica, com 19% Pesquisa...

MP abre investigação sobre prefeita bolsonarista que jogou livros infantis no lixo

Juliana Maciel (PL) chamou os exemplares de "porcarias" e afirmou que o governo federal os enviou para "induzir crianças...

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Diretores reafirmam a resolução de 2009 e endurecem um pouco mais as regras, como a proibição no Brasil A maioria...
spot_img

Lula quer encontro com Arthur Lira e Rodrigo Pacheco antes de sessão do Congresso

Em reunião com ministros da área política e líderes do governo, presidente disse que quer debater prioridades do governo...

Prefeitura de Floriano recebe, pela 4ª vez, o ‘Selo Ambiental A’ do ICMS Ecológico

A secretária de Meio Ambiente, Haila Oka, ressaltou que o selo comprova o compromisso da gestão do prefeito Antônio...
spot_img

Posts Recomendados