Para a imunização contra a poliomielite, o grupo prioritário são as crianças com menos de cinco anos. E na multivacinação, que atualizará a caderneta de vacinação do adolescente de até 15 anos.
Neste sábado (17), acontece em todo o Brasil o dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da criança e do adolescente.
Em Guadalupe, todas as UBS’s estarão abertas das 8h às 17h para que crianças e adolescentes até os 15 anos de idade possam tomar as doses em falta em seu esquema vacinal.
O objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal nesta faixa etária, que está abaixo em todo o Brasil. “Precisamos vacinar 95% do público alvo de cada vacina”, alertou o Secretário Paulo Rocha que esteve acompanhando a movimentação nos postos de vacinação no município.
Para a imunização contra a poliomielite, o grupo prioritário são crianças com menos de cinco anos, com estratégias diferenciadas para as menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Nas Unidades Básicas de Saúde
Serão ofertadas também todas as vacinas do calendário básico de vacinação de crianças e adolescentes, como as que protegem contra difteria, tétano, coqueluche, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, HPV, entre outras, cada qual com seu esquema que contempla pessoas de até 15 anos.
Paulo Rocha ressalta importância de levar a caderneta de vacinação para que seja analisada pelo profissional de saúde no momento da vacina, que aplicará as doses que estão faltando e fará seu registro no documento.
O secretário acrescentou que as UBS do município estão preparadas para receber a população cumprindo com todos os cuidados de prevenção contra a Covid-19. “Os pais podem levar seus filhos sem medo, sempre tomando o cuidado de usar máscara e manter a higienização constante das mãos.
A vacinação continua até o final do mês em todas as UBS’s.