Novas manchas de óleo reaparecem em oito praias do Nordeste

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Localidades do Rio Grande do Norte foram afetadas pelas manchas de óleo que atingem a região Nordeste desde 2 de setembro.

Novas manchas de óleo foram encontradas em praias do litoral sul do Rio Grande do Norte. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), os pontos mais críticos foram as praias de Búzios e Tabatinga.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM/ESTADÃO CONTEÚDO

Também foram detectados vestígios de óleo nas Praias do Amor e do Giz, ambas em Tibau do Sul; em Camurupim, no município de Nísia Floresta; e em Pirangi do Norte, em Parnamirim. Ainda segundo o Idema, a Organização não Governamental (ONG) Oceânica afirma ter identificado, durante mergulhos na área dos Parrachos, em Pirangi do Norte, “pequenas manchas flutuantes” de óleo.

Nota divulgada pelo Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA) do governo federal informou que foram mobilizadas equipes para atuar na limpeza de oito praias, onde foi observado o reaparecimento de óleo.

As praias estão localizadas em cinco estados da região do nordeste, sendo elas: Via Costeira e Búzios-RN, Conceição e Itapuama-PE, Japaratinga e Piaçabuçu-AL, Abaís-SE, Morro de São Paulo e Moreré-BA. As equipes de limpeza prontamente combateram as manchas de óleo nesses locais. 

Em Moreré-BA foi observado presença de manchas e, em Japaratinga, foram visualizadas apenas pelotas. Ambas as praias estão em processo de limpeza.

Equipes de limpeza atuaram no manguezal de Mambucaba-PE com um total de 30 militares da Marinha, sendo 3 mergulhadores, e 50 do Exercíto. As vistorias por navios, o monitoramento aéreo e as ações de limpeza irão continuar até o encerramento das reincidências desse óleo nas praias nordestinas. 

Nesta segunda-feira, foram empregados 8 navios e 80 viaturas da Marinha, totalizando mais de 2 mil militares, 6 aeronaves, sendo uma da Marinha, 2 helicópteros da Força Aérea Brasileira, 2 helicópteros do Ibama e 1 helicóptero da Petrobras.

O óleo atingiu a região do Nordeste desde 2 de setembro. As causas do vazamento ainda são desconhecidas. Até agora foram afetadas 254 localidades, em 92 cidades da região.

MPT cria grupo para apurar impactos

O Ministério Público do Trabalho informa que o procurador-geral, Alberto Balazeiro, instituiu nesta segunda-feira (28) um grupo de trabalho “para apurar os impactos na saúde e na economia de trabalhadores afetados pelo vazamento de óleo no litoral brasileiro”. O grupo ficará sob a coordenação da procuradora Flávia Bauler.

Com informações do Do R7, com Agência Brasil

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Novos pontos de descanso em rodoviárias federais para motorista estão previstas em 2025

A portaria que cria a política pública foi publicado no diário oficial na sexta (19). Novos pontos de descanso para...

Pré-candidata a prefeita de Landri Sales destaca origem política e projetos em entrevista exclusiva à Rádio Cidade Luz

Adriana Sá destacou sua origem política, projetos para Landri Sales e comentou sobre o rompimento do atual prefeito com...

Mussoline Guedes destaca pioneirismo do Piauí no uso de IA em encontro de secretários de comunicação

O coordenador participou do 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, em Belém do Pará. O coordenador de Comunicação...

Rafael Fonteles anuncia parceria com a Meta para capacitar jovens em tecnologia e marketing digital

Assinatura do termo de cooperação entre a Meta, Seduc e IFPI, vai ocorreu no dia 25 de abril, durante...
spot_img

Governador entrega mais de 100 km de rodovias recuperadas e autoriza obras em São Lourenço do Piauí

Rafael Fonteles autorizou obras nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, mobilidade e abastecimento de água. Cumprindo agenda no interior do...

Bolsa Família reduz desigualdades no Brasil, aponta PNAD Contínua do IBGE

Proporção de domicílios com pelo menos um beneficiário do programa chegou ao maior patamar da série histórica, com 19% Pesquisa...
spot_img

Posts Recomendados