CidadesPrefeito de Marcos Parente vai para o banco dos...

Prefeito de Marcos Parente vai para o banco dos réus e pode perder mandato

-

spot_img

A denúncia foi aceita no dia 10 de maio deste ano pela juíza Camila de Paula Dornelas.

A juíza Camila de Paula Dornelas, da Vara Única da Subseção Judiciária de Floriano, recebeu a petição inicial da ação civil de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Federal e tornou réu o prefeito de Marcos Parente, Gedison Alves Rodrigues, mais conhecido como ‘Dr. Gedison’, acusado de acumulação de cargos públicos, em número superior ao permitido, em carga horária incompatível. A decisão é de 10 de maio deste ano.

Gedison Alves Rodrigues

A ação tem por base inquérito civil autuado a partir de denúncia noticiando o suposto acúmulo de cargos a partir de dados levantados em consulta ao sítio do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde – CNES.

No curso das investigações foi realizada auditoria pelo Denasus onde foi constatada a acumulação ilegal de 72 (setenta e duas) horas semanais entre maio de 2008 e junho de 2009; 82 (oitenta e duas) horas semanais entre julho de 2009 e fevereiro de 2012, em três cargos públicos. Também foi constatado que, entre março e maio de 2012, o médico recebeu a contraprestação por serviços no SAMU de Uruçuí, embora não constasse no CNES, elevando a carga horária do período a acachapantes 96 (noventa e seis horas semanais).

De acordo com o MPF, pelos dados cotejados, Gedison vem acumulando ilegalmente cargos públicos em períodos intermitentes desde julho de 2007, ou seja, há quase 13 (treze) anos, seja por trabalhar em carga horária incompatível, seja por manter mais vínculos que o constitucionalmente permitido.

“Logo, claramente incompatíveis os horários supostamente trabalhados pelo requerido Gedison Alves Rodrigues, a denotar que, na prática, os serviços não eram prestados em sua integralidade. Além da incompatibilidade de horários, observa-se que o médico manteve três diferentes vínculos ao mesmo tempo (entre julho de 2009 e fevereiro de 2012; fevereiro de 2013 e novembro de 2015), ao alvedrio das disposições constitucionais,” diz a denúncia.

Para o MPF, a acumulação é evidente e inadmissível “pois ensejaram uma jornada de trabalho humanamente impossível de ser cumprida, cuja carga horária ultrapassou o limite do razoável, ao longo de tão extenso período de tempo.

Ao receber a denúncia, a juíza afirma que a documentação apresentada pelo MPF conduz à conclusão de que, ao menos em juízo de delibação inicial, deve a ação ter prosseguimento, “sendo forçoso o recebimento da exordial apresentada,tendo em vista os indícios de conduta ímproba praticada pelo requerido”.

O MPF pede a condenação de Gedison Alves Rodrigues nas sanções previstas na Lei 8.429/93 (Lei de Improbidade Administrativa) que prevê o ressarcimento do dano, multa civil, suspensão dos direitos políticos, perda da função pública e proibição de contratar com o Poder Público.
A magistrada determinou a citação do prefeito para contestar a ação no prazo legal.

Gedison é irmão do ex-prefeito de Landri Sales, Joedison Alves Rodrigues, filhos da ex-prefeita de Marcos Parente, Juraci Alves Guimarães Rodrigues, condenada diversas vezes pela Justiça.

As informações são de Gil Sobreira/GP1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sesapi vai realizar mutirões de cirurgias de catarata nos municípios de Piripiri, Cocal e Parnaíba

A Secretaria de Saúde do Piauí quer intensificar os mutirões de cirurgias, diminuindo as filas de espera. Com o retorno...

No skate, Brasil conquista a primeira medalha na olimpíada de Tóquio

A primeira medalha brasileira nas Olimpíadas de Tóquio foi conquistada na estreia do skate nos Jogos, com Kelvin Hoefler....

Prefeitura de Floriano capacita vigilantes do município

"É um evento grandioso para o município, pela valorização, pelo trabalho, mas contudo pela proporção do aprimoramento no que...

Apostador de Floriano ganha sozinho quase R$ 5,5 milhões na Quina

Sozinho, o sortudo fez apenas um jogo com 7 números na unidade lotérica Mega Sorte e levou R$ 5.420.758,34. Um...
spot_img

Jair Bolsonaro promete rasgar o verbo e revelar fraude eleitoral de 2014 na próxima quinta, 29 de julho de 2021

O presidente afirmou que haverá apresentação à imprensa com fotografia minuto a minuto. Mandatário alega que Aécio Neves teria...

Varíola dos macacos deixa Estados Unidos em alerta com a doença

O homem, que é considerado o primeiro caso de varíola dos macacos no país desde 2003, foi levado ao...
spot_img

Posts Recomendados