De deputado mais jovem eleito no Piauí ao mais votado em duas eleições.
Por Leônidas Amorim – Colunista do Portal cidade Luz
O deputado estadual Georgiano Neto, de origem no PSD, mas atualmente filiado no MDB, entrou para a história como o deputado estadual eleito mais jovem do Piauí. Com apenas 21 anos, Georgiano superou o hoje senador Ciro Nogueira, que foi eleito pela primeira vez aos 24 anos. Georgiano é filho do deputado federal municipalista Júlio César e da senadora Jussara Lima.

Com um estilo próprio de estar sempre presente nos municípios, ao lado da população e perto das lideranças, Georgiano Neto chama atenção por fazer uma política simples, na qual a prioridade é honrar os compromissos assumidos nos municípios. “Aprendi com meu pai que a política se faz com resultados que melhoram a vida das pessoas nos municípios”, disse o parlamentar ao colunista Leônidas Amorim do Portal Cidade.
Georgiano Neto foi, por duas vezes, o deputado estadual mais votado do Piauí. Em 2018, foi o mais bem votado da história para a Assembleia Legislativa do Piauí, com quase 80 mil votos, e, nas eleições de 2022, alcançou 109 mil votos, o que poderia eleger um deputado federal. Nesta mesma eleição, o pai, Júlio César, foi o deputado federal mais bem votado do Piauí, e a mãe foi eleita como primeira suplente do senador Wellington Dias.
O jeito sério e comprometido de fazer política com resultados, adotado por Georgiano Neto, tem lhe trazido apoio de diversas lideranças no Estado, mas também tem lhe trazido alguns problemas com colegas parlamentares, que o acusam de invadir bases eleitorais. Segundo ele, tudo já devidamente resolvido.
Apesar de ser filiado ao MDB, Georgiano Neto trabalha pelo crescimento do PSD no estado. O partido foi o que mais elegeu prefeitos no Piauí em 2024, conquistando 65 prefeituras. Em seguida, o MDB surge com 57 candidaturas vencedoras. O PT, logo depois, elegeu 50 prefeitos.
Com um projeto bem definido, o PSD do Piauí pretende eleger em 2026 um senador, o deputado federal Júlio César, que é pré-candidato ao cargo, além de Georgiano Neto, pré-candidato a deputado federal pela sigla do MDB, além de vários nomes para estadual.
“Vamos trabalhar pela reeleição do governador Rafael Fonteles, que tem feito uma revolução no Piauí, principalmente nas áreas da educação, saúde, segurança pública, inovação tecnológica, investimentos em energias renováveis e muita infraestrutura,” destacou Georgiano Neto.