Presidente americano anuncia novas tarifas sobre produtos farmacêuticos, móveis e caminhões pesados

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As sobretaxas vão de 25% a 100% e começarão a vigorar no dia 1º de outubro para os produtos importados de qualquer país.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novas tarifas sobre produtos farmacêuticos, móveis e caminhões pesados. As sobretaxas vão de 25% a 100% e começarão a vigorar no dia primeiro de outubro para os produtos importados de qualquer país.

A tarifa mais alta, de 100%, será para itens farmacêuticos. O republicano afirmou que a taxa será aplicada à importação de medicamentos de marca ou patenteados.

Reprodução | Instagram @realdonaldtrump

Para caminhões pesados, Trump anunciou tarifa de importação de 25%. O México é o principal exportador de caminhões médios e pesados para os Estados Unidos.

Trump afirmou que irá impor, também a partir de 1º de outubro, uma tarifa de 50% sobre a importação de armários de cozinha, gabinetes de banheiro e produtos relacionados. Para móveis e estofados, a taxa será de 30%.

Todas valem para produtos importados.

Dessa forma, então, as tarifas ficarão da seguinte maneira:

  • Medicamentos e produtos farmacêuticos – 100%
  • Armários de cozinha, gabinetes de banheiro e próximos – 50%
  • Móveis e estofados – 30%
  • Caminhões pesados – 25%

Trump explicou na sua rede social Truth Social que as tarifas sobre medicamentos não ocorreriam caso a empresa estivesse construindo uma fábrica nos Estados Unidos: ‘portanto, não haverá tarifa sobre esses produtos farmacêuticos se a construção já tiver começado’.

Em relação aos móveis, o republicano disse que há, no momento, uma grande ‘inundação desses produtos nos Estados Unidos por outros países’.

Sobre caminhões, o presidente dos EUA defendeu apenas que elas beneficiarão empresas americanas e marcas do país.

Todas essas medidas são impostas sob a Seção 232 da Lei de Comércio americana. Ela permite que, a partir do momento que as importações são consideradas ameaça para o país, é possível um aumento na taxação. Esse formato já foi utilizado para aço e alumínio, por exemplo, além do cobre e de outros automóveis.

Apesar disso, há críticas se Trump estaria realizando essa medida da maneira correta. O principal objetivo dele, como já defendeu em outras ocasiões, é fortalecer o comércio interno dos Estados Unidos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...

Ciro Nogueira movimenta o Sul do Piauí com entregas, inaugurações e grandes comemorações

Parlamentar visita municípios do Norte ao Sul do estado, participa de inaugurações, ouve demandas da população e prestigia festas...

Bolsa Família atinge novo recorde no acompanhamento escolar e reduz número de estudantes não localizados

Gestão qualificada e integração entre União, estados e municípios elevam o desempenho das condicionalidades do programa, fundamental para rompimento...
spot_img

Pesquisa Datafolha: Em segundo turno, Lula venceria Flávio Bolsonaro por 15 pontos

Levantamento considerou 2.002 entrevistas; margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos Uma pesquisa divulgada...

Piauí segue com alertas de chuvas e ventos fortes em quase todo o estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado (6), dois alertas de chuvas intensas em quase todo o...
spot_img

Posts Recomendados