Última atualização 24/04/2018 às 17:30
mar 24, 2014 Notícias, Piauí, Teresina 0
A área de pronto atendimento do Hospital de Urgência de Teresina passará uma ampla reforma a partir do dia 15 de abril. O diretor do hospital, Gilberto Albuquerque, disse ao G1 que durante os reparos cerca de 100 pacientes deixarão de ser atendidos diariamente. Segundo ele, a obra tem previsão para durar seis meses e extremamente necessária.
“Durante a obra não teremos condições de atender a todos que buscarem ajuda médica no HUT. A reforma é necessária porque quando ela for concluída, os pacientes ficarão em um leito isolado como determina a vigilância sanitária. Já esperamos muito porque o Ministério da Saúde determinou as mudanças há dois anos e nunca tivemos condições de fazê-las por conta da quantidade de pessoas que atendemos”, explicou o diretor.
Reunião na Câmara de Vereadores
A capacidade de atendimento e os problemas financérios do HUT foram discutidos durante uma reunião na comissão técnica de saúde da Câmara de Vereadores de Teresina nesta segunda-feira (24). O presidente da Fundação Hospitalar, Aderivaldo Andrade, foi convocado pelos parlamentares para justificar porque a unidade de saúde apresentou falta de energia e superlotação, mas deixou os parlamentares mais preocupados ao informar que a unidade de pronto atendimento será fechada.
Segundo o presidente, os reparos são necessários, mas irão comprometer os atendimentos, que segundo ele, já não acontecem de forma eficiente. “Se a atual situação é ruim, ela ficará pior quando fechamos o pronto atendimento do HUT. Este setor precisar de melhorias estruturais e não podemos mais adiar esta reforma”, disse.
A informação sobre o fechamento preocupou a vereadora Teresa Brito ( PV). “Isso é preocupante porque o número de vagas diminuirá. Além disso, precisamos saber o que acontecerá como os pacientes que procurarem atendimento no HUT. Para onde eles serão levados? “, questionou.
Segundo Aderivaldo Andrade, os problemas do HUT somente serão resolvidos quando ele passar a atender somente os traumas e o Hospital Getúlio Vargas e Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí passarem a atender as pessoas com problemas clínicos.
“O HGV precisa abrir sua urgência clínica porque não temos mais capacidade e condições financeiras para atender a demanda de pessoas que busca atendimento médico no HUT. Além disso, temos um problema financeiro muito grande já que o orçamento do hospital é de R$ 11 milhões, sendo que apenas R$ 4 milhões são repassados através de convênio com o Governo Federal e Estadual. É preciso ressaltar que a verba estadual é utilizada apenas para pagamento de salários de servidores, sendo que a maioria dos pacientes do HUT são oriundos do interior e de cidades do Maranhão”, justificou.
Com informações do G1
abr 24, 2018 0
abr 24, 2018 0
abr 24, 2018 0
abr 24, 2018 0
Assassinato da guadalupense Karoline Sousa, morta em Uberaba-MG no último final de semana, ganhou destaque nacional pelo programa Cidade Alerta da Record TV. O acusado pelo crime foi preso minutos depois. Veja no #PortalCidadeLuz www.portalcidadeluz.com.br
Publicado por Portal Cidade Luz em Quarta-feira, 18 de abril de 2018
Maria Eduarda Mousinho Silva Rodrigues tem raízes guadalupense e é uma das 30 pré-candidatas ao Miss Piauí 2018. Veja no #PortalCidadeLuz www.portalcidadeluz.com.br
Publicado por Portal Cidade Luz em Domingo, 15 de abril de 2018
abr 20, 2018 0
Compartilhe no WhatsAppNas conversas, o chat robô...abr 20, 2018 0
Compartilhe no WhatsAppAgora é possível retirar a...abr 14, 2018 0
Compartilhe no WhatsAppA funcionalidade está em...abr 14, 2018 0
Compartilhe no WhatsApp Receita da nutricionista Verônica...abr 23, 2018 0
Compartilhe no WhatsAppTer um treino pesado para pernas e...abr 23, 2018 0
Compartilhe no WhatsAppEngana-se quem pensa que ganhar...abr 13, 2018 0
Compartilhe no WhatsAppAlguns mitos precisam ser...abr 13, 2018 0
Compartilhe no WhatsAppSaiba do que se alimentar para...