A estratégia, dentre outras, contempla a proposta do Plano Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus. A iniciativa partiu da secretária Amanda Torres, que contou com o apoio da gestão do prefeito Pedro Nunes.
A Secretaria Municipal de Saúde de Marcos Parente, proporcionou nesta quinta-feira, 14, aos servidores da Atenção Básica e Unidade Mista de Saúde, uma Capacitação /Reciclagem sobre Manejo Clínico para o atendimento ao novo Coronavírus (SARS-CoV-2); Fluxograma de atendimento à casos suspeitos; Paramentação e Desparamentação e Higienização.

“Sabendo da gravidade e alta transmissibilidade do Covid-19, a gestão está realizando a capacitação de seus profissionais da saúde, repassando o fluxograma e protocolos determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde para que tenhamos um ambiente seguro de trabalho, com abordagens específicas a esses pacientes, desde a triagem até os procedimentos de tratamento que seguem medidas diferentes de outras enfermidades”, informou a Secretaria Municipal de Saúde atráves da sua secretária Dra. Amanda Torres.
A estratégia, dentre outras, contempla a proposta do Plano Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus.
O método utilizado contou com a aplicação de práticas fundamentais para o atendimento de forma ágil e segura aos pacientes que apresentem sintomas ou confirmação do novo Coronavirus.
A capacitação agrega os métodos como entrada na Unidade de Saúde, atendimento na Classificação de Risco, criação de ambiente de ventilação, envio para isolamento na Unidade e deslocamento com segurança e demais ações como a manutenção de ambiente limpo, desinfetado e seguro, bem como a manutenção da segurança dos profissionais.