Vigilância manda recolher medicamentos para hipertensão no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Anvisa vem adotando uma série de medidas após a detecção de impurezas, chamadas de nitrosaminas, no princípio ativo sartana, que é um dos ingredientes utilizados na fabricação de medicamentos.

A Anvisa vem adotando uma série de medidas após a detecção de impurezas, chamadas de nitrosaminas, no princípio ativo “sartana”, que é um dos ingredientes utilizados na fabricação de medicamentos para o tratamento de hipertensão arterial (pressão alta).

Uma das medidas já executadas pelo órgão foi a determinação do recolhimento de lotes específicos do produto, visando a proteção da saúde da população.

No Piauí, as vigilâncias sanitárias municipais estão sendo orientadas pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), através de ofício circular, informando as medidas a serem adotadas, conforme determinação da Anvisa, bem como encaminhando a lista disponibilizada onde constam os medicamentos, princípio ativo, dosagem e lotes a serem recolhidos.

Ao identificar o medicamento com o lote citado, os municípios deverão determinar imediatamente que o comerciante faça o recolhimento e comunique ao fabricante ou distribuidor, para eles retirem os produtos do comércio.

Outra medida tomada pela Divisa foi a determinação para que as distribuidoras façam a rastreabilidade e o recolhimento voluntário dos medicamentos em casos de identificação dos mesmos. As distribuidoras deverão ainda comprovar o cumprimento da ação junto a Vigilância Sanitária do Estado. “Nós vamos intensificar a fiscalização nas distribuidoras para monitorar se a determinação está sendo cumprida”, acrescentou a diretora.

A Anvisa e as autoridades sanitárias internacionais estão avaliando os medicamentos contra a hipertensão arterial com princípios ativos do tipo “sartanas”, como a losartana, valsartana, candesartana, olmesartana e irbesartana. Esses medicamentos são comumente utilizados para tratar pacientes com pressão alta, para auxiliar na prevenção de ataques cardíacos e derrame.

As impurezas encontradas nas “sartanas” são classificadas como prováveis ou potenciais carcinogênicos para seres humanos, o que significa que a exposição em longo prazo, pode aumentar o risco de se desenvolver câncer, ou seja, não há risco de saúde imediato associado ao uso dos medicamentos à base das “sartanas” contendo essas impurezas.

Contaminação

A preocupação com a contaminação de medicamentos é porque estes não devem trazer risco adicional aos pacientes que os consomem, uma vez que esses medicamentos devem ser tomados diariamente e, muitas vezes, pelo resto da vida do paciente.

É importante ressaltar, que os pacientes que tomam medicamentos contendo “sartanas” devem continuar usando seu medicamento, a menos que tenham sido aconselhados a parar pelo médico. Os pacientes podem consultar a lista completa disponibilizada pela Anvisa através do link  http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/Produtos+Recolhidos+v4.pdf/18b9d723-1b31-400c-950e-8df3aa35f0c2“Caso o medicamento de uso esteja nessa lista é importante que o paciente não interrompa o tratamento e procurar o seu médico”, ressaltou, Tatiana Chaves.

Existem no mercado outros medicamentos equivalentes terapêuticos, com os mesmos princípios ativos e concentração que são substituíveis por um medicamento que teve o lote recolhido. O paciente somente deve trocar de medicamento quando já tiver o novo em mãos, pois a interrupção do tratamento da hipertensão pode produzir malefícios instantâneos, inclusive risco de morte por derrame, ataques cardíacos e insuficiência renal.

Apesar das novas informações sobre a presença de nitrosaminas em medicamentos, a Anvisa reitera que os medicamentos contendo “sartanas” são seguros e eficazes no controle do tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca, reduzindo significativamente o risco de derrame e infarto.

Com informações do Viagora

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Campanha alerta para riscos do glaucoma e importância da prevenção e tratamento

A ideia da campanha nos cinemas é mostrar o que pode se perder ao deixar a doença avançar Entre os...

O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?

Produto é usado na produção de soda cáustica e bicarbonato de sódio. Parte dos moradores de Maceió vivem dias de...

Pedra fundamental do maior projeto de hidrogênio verde do mundo será lançada no dia 15 em Parnaíba

O investimento programado de R$ 100 bilhões ao longo de 10 anos será o maior da história do estado. O...

Themístocles Filho diz: quem manda na eleição é o eleitor e tudo tem sua hora

Themístocles pede calma e pontua dizendo que o processo político não precisa ter sangria. O vice-governador do Piauí, Themístocles Filho,...
spot_img

Piauí registra foco de peste suína clássica em Cocal de Telha

O foco de peste suína clássica foi constatado em uma criação de suínos de subsistência, que contava inicialmente com...

Cajuína piauiense aparece em lista americana como uma das piores bebidas do Brasil

Após polemizar com a escolha do cuscuz paulista como pior comida do Brasil, o guia gastronômico TasteAtlas não perdoou...
spot_img

Posts Recomendados