Mesmo antes de chegar, a tempestade já levou chuva e ventos mais intensos para regiões costeiras da Flórida.
O furacão Milton vai chegar à Flórida, nos Estados Unidos. Mais de 5 milhões de americanos receberam ordens para sair de casa.
Com apenas algumas sacolas nas mãos, a mãe e a filha chegaram ao abrigo no norte da cidade de Tampa, na Flórida. Donette se emocionou quando contou que teve que sair de casa.
“Estou angustiada. Moro na mesma casa há 42 anos. É muito difícil trancar e sair. Mas eu vou ficar bem. Só preciso superar o choque inicial”, diz.
Ela e a mãe, Donna, já viveram outros furacões, mas nunca precisaram procurar abrigo.
“Estão dizendo que o furacão vai arrancar toda a nossa casa”, diz Donna.
O taxista Juan levou a mãe, a filha e o cachorrinho.
“Estou tentando ajudar. Elas estavam presas e precisavam de ajuda”, conta.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, afirmou que o estado está pronto para a chegada do furacão e reforçou o pedido para que as pessoas saiam de casa nas regiões com previsão de impactos mais graves. Ele e o chefe do Departamento de Emergências da Flórida garantiram que há abrigo para todos que precisem.
Um abrigo tem capacidade para 2,4 mil pessoas. A gerente Maaria disse que mais moradores estão procurando um lugar seguro agora na comparação com outros furacões.
“Acabamos de ter uma tempestade e algumas dessas pessoas ainda estão se recuperando. Tenho certeza de que muitas pessoas estão mais preocupadas”, afirma.
No abrigo, todos recebem três refeições por dia e produtos de higiene. Regina também trabalha no abrigo.
“Eu tenho que garantir que as pessoas estejam emocionalmente confortáveis e que tenham a assistência de que precisam para que possam se sentir seguras enquanto estiverem aqui”.
A prefeita de Tampa, Jane Castor, orientou as pessoas a se comunicarem:
“Vizinhos se ajudam. Nós temos opções de transporte para quem quer deixar determinadas áreas, podemos mandar alguém até você”, afirmou Jane Castor.
As ruas da cidade estavam vazias nesta quarta-feira (9). As quatro pontes mais importantes foram fechadas.
Uma área de Tampa ficou alagada no furacão Helene de duas semanas atrás. Muitas pessoas perderam quase tudo – sofás, estantes, livros e até uma cama. A cidade ainda não teve tempo de limpar tudo isso. O medo agora é que os ventos avassaladores do Milton disparem, arremessem tudo isso para o ar, causando ainda mais danos à população.
O Milton está se deslocando pelo Golfo do México e deve tocar o solo dos Estados Unidos na noite desta quarta-feira (9). Mesmo antes de chegar, a tempestade já levou chuva e ventos mais intensos para regiões costeiras da Flórida. No sul do estado, o Serviço Nacional de Meteorologia registrou pelo menos cinco tornados.
Os parques da Disney, em Orlando, fecharam mais cedo nesta quarta-feira (9), e a previsão é de que só voltem a receber turistas depois da passagem do furacão. Cidades próximas estão sob toque de recolher das 20h desta quarta-feira até as 10h de quinta-feira (10).
Em entrevista ao Jornal Nacional, a porta-voz do Departamento de Defesa, Sabrina Singh, disse que 6 mil homens da Guarda Nacional já estão na Flórida.
“Vamos levar veículos anfíbios para onde for preciso. Uma coisa horrível sobre esse tipo de desastre é que você não pode prever exatamente como a tempestade vai ganhar força à medida que se aproximar da terra”, diz Sabrina Singh.
Por Jornal Nacional