Piauí Conectado trará melhorias aos sistemas de segurança e justiça do estado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Serviço de internet garantirá maior eficiência dos serviços.

Resultado de uma parceria público-privada (PPP), o programa Piauí Conectado implantará 5 mil quilômetros de fibra óptica de norte a sul do estado, em órgãos da Administração Pública e praças. A nova rede possibilitará que os serviços prestados à população sejam mais céleres e eficientes. Entre as áreas que serão beneficiadas, está a segurança pública e o sistema estadual de justiça.

O projeto prevê a instalação de dezessete pontos de internet nas unidades prisionais do Estado. Em conversa com a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, o secretário da Justiça, Carlos Edilson, enfatizou que a implantação do programa auxiliará na utilização do sistema de controle dos presos, como cadastros e transferências. Segundo ele, as unidades mais carentes nesse setor são as de Bom Jesus, Floriano, São Raimundo Nonato e a Colônia Agrícola Major César, em Teresina.

Carlos Edilson acrescentou que a secretaria passa por um processo de informatização e que o sistema utilizado atualmente está sendo melhorado para que novas funcionalidades sejam incluídas. “Esse é um sistema que já existe e que estamos fazendo uma adequação, mas só terá efetividade com uma internet de qualidade”, frisa o gestor.

Viviane Moura pontuou que uma gestão eficiente passa pela modernização e esse é um dos objetivos do Piauí Conectado. De acordo com a superintendente, o programa implantará 1.500 pontos de internet de norte a sul do estado, além de possuir diversos serviços associados, entre os quais os de televigilância e segurança de dados, que podem auxiliar na segurança pública e numa melhor gestão do sistema de justiça.

Segurança

Na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), o Piauí Conectado auxiliará na implantação do Centro Integrado de Comando e Controle (CCO), que contará com infraestrutura e tecnologia adequadas para monitorar, auxiliar operações e compartilhar informações em tempo real. O programa também levará internet a delegacias em todo o estado e à sede da Delegacia Geral, auxiliando nos registros de ocorrência, nos procedimentos policiais e na investigação policial.

De acordo com Emerson Silva, presidente da SPE Piauí Conectado, a perspectiva é que nos próximos meses 360 pontos de internet sejam instalados apenas em Teresina. Já a perspectiva para a instalação de todos os pontos do estado é de 24 meses, o que implicará na redução das despesas e entrega de um serviço de melhor qualidade ao Estado.

“A ideia do Piauí Conectado é criar uma rede de serviços especializados em todo o estado, levando internet de qualidade tanto à administração pública quanto aos piauienses, com os pontos que serão instalados para acesso público. Fizemos um mapeamento das cidades que serão contempladas no projeto e das instituições que serão atendidas. Foram priorizados serviços essenciais, como segurança, saúde e educação. A meta é que em um ano os órgãos da administração pública contem com internet de qualidade e com prestação de serviço mais eficiente”, finaliza Viviane Moura.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Campus Party de Teresina terá Whindersson como jurado em competição de startups; veja como se inscrever

A capital receberá entre os dias 29 e 31 de maio a Campus Party, grande festival que reúne tecnologia...

Com filas ‘quilométricas’, eleitor arma rede em frente a fórum eleitoral no Piauí para esperar atendimento

O autônomo Roberto de Carvalho chegou no início da madrugada, pegou seu lugar na fila e armou sua rede. Encerra...

Governo do Piauí bate a meta de gerar 10 mil oportunidades de trabalho para jovens sem experiência profissional

Rafael Fonteles comemorou a marca durante a solenidade de admissão de 400 jovens que irão compor o quadro de...

IML vai doar 80 cadáveres não reclamados para universidades de medicina do Piauí

Corpos não reclamados são aqueles sem identificação ou que não foram procurados e serão para fins de ensino ou...
spot_img

Prefeitura de Floriano realiza obras de recuperação em 15 ruas da cidade

O departamento de obras informou que a recuperação das ruas da cidade seguem de forma continua. A Prefeitura de Floriano,...

Brasil vai importar arroz para evitar especulação de preços

Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção do grão no país Para evitar uma possível escalada no...
spot_img

Posts Recomendados