Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ministério Público pede a cassação do prefeito de Uruçuí após contrato sem licitação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dr. Wagner é acusado de dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei.

O plenário virtual da 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí vai julgar, a partir do dia 20 de setembro deste ano, a ação penal em que é réu o prefeito de Uruçuí, Francisco Wagner Pires Coelho, mais conhecido como Dr. Wagner, acusado de dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei.

O caso a que se refere o processo é sobre gastos com festas em janeiro de 2017 quando o prefeito Wagner Coelho alegou situação de emergência e calamidade para contratar bandas para animar o festejo.

A pena para o crime é a detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa.

O relator da ação penal é o desembargador Erivan Lopes.

A denúncia

Segundo denúncia do então procurador geral, Cleandro Moura, Dr. Wagner contratou a empresa J. A. da Silva Eventos ME, através de dispensa de licitação, para a prestação de serviço de organização de eventos, incluindo sonorização, iluminação, locação de palco, montagem e desmontagem de tendas, banheiros químicos e animação musical para a realização das festividades em comemoração aos festejos de São Sebastião, no período de 13 a 20 de janeiro de 2017, no calor de 193.690,00.

A defesa do prefeito

O prefeito justificou a dispensa de licitação na hipótese prevista no inciso IV do art. 24 que dispõe que é dispensável a licitação: IV nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoa (…).

Para o Ministério Público, “a mera leitura do dispositivo legal já é suficiente para concluir que a situação concreta que levou à contratação em nada se adequa à disposição legal. Emergência e calamidade pública são situações de extremo risco aos bens relevantes e à própria população, não havendo como se confundir estas situações em a realidade de um evento festivo, por mais tradicional que seja”.

O órgão ministerial enfatizou que, ainda que de fato não houvesse tempo para a realização da licitação, a não contratação de empresa para o evento não configuraria situação de emergência para os munícipes, pois não haveria risco ou prejuízo irreparável de qualquer natureza, ainda que o evento não se realizasse naquele ano.

Ministério Público pede a perda do mandato de Wagner Coelho

O Ministério Público pede a condenação do prefeito à perda do mandato eletivo e inabilidade para o exercício de outros cargos, conforme art. 83 da Lei 8.666/93, assim como a fixação de valor mínimo para a reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo erário.

Com informações do Notícias de Uruçuí

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Após arquivamento, nova proposta quer regulamentar profissão de flanelinha em Teresina

Proposta é criar cadastro de flanelinhas na Prefeitura e proibir que eles intimidem donos de veículos que não quiserem...

Luva de Pedreiro perde processo e terá de pagar cerca de R$ 6 milhões a ex-empresário

Luva de Pedreiro foi condenado a pagar a multa pela rescisão contratual, com juros e correção, no valor atualizado...

Empresa criada há cinco meses, ganha contrato de quase R$ 13 milhões sem licitação do Detran Piauí

A Irajá Serviços foi aberta no dia 18 de outubro de 2024 e o contrato foi assinado no dia...

Guadalupe terá ponto facultativo no dia 2 de maio, após feriado do Dia do Trabalhador

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe publicou o Decreto Municipal nº 014, de 25 de abril de 2025, estabelecendo...
spot_img

Onze alunos da rede estadual são destaques em nova fase da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial

Na próxima etapa, os estudantes classificados enfrentarão novos desafios eliminatórios e classificatórios, com provas práticas e teóricas. Onze estudantes da...

Piauí tem 87 cidades em risco de perder complementação do Fundeb

Ausência de envio de dados pode prejudicar recebimento de recursos federais para educação. Um levantamento do Ministério da Educação (MEC)...
spot_img

Posts Recomendados