A educação a distância (EAD) vem, a cada ano, ganhando mais espaço como porta de entrada para o ensino superior de muitos brasileiros e também para os piauienses. Os cursos EAD também são uma boa opção para quem busca uma pós-graduação.
A variedade de cursos e um melhor gerenciamento do tempo são alguns dos motivos para esse crescimento. “Há cursos como Produção Cervejeira, Empreendedorismo, Design de Produtos, Negócios Imobiliários, Gestão de Cooperativas, dentre outros que não são possíveis de encontrar em Teresina na modalidade presencial, mas na EAD eles estão sendo ofertados e com uma boa procura”, destaca Renata Leite Cavalcante, representante do Polo Teresina de uma instituição EAD, sediada em Maringá (PR), que oferece mais de 50 opções de cursos de graduação e 80 de pós-graduação.
Para a estudante de Design de Interiores, Rebeca Panaro Scarpeline, o curso EAD proporcionou flexibilidade de horários, autonomia e preço mais acessível. Além disso, ela encontrou na EAD a alternativa para conciliar trabalho e estudo. “Eu sempre me interessei pelo design, porém não poderia deixar de trabalhar para me dedicar a essa área. Assim, encontrei na EAD o caminho ideal. Hoje consigo organizar meu tempo entre estudos, trabalho e cuidados com a minha família. E a interação com estudantes de todo o Brasil permite uma troca cultural muito rica para o aprendizado”, explica a estudante.
Outra vantagem para quem opta pelos cursos EAD são as proporcionadas pelos avanços tecnológicos que permitem que os ambientes virtuais das aulas se tornam cada vez melhores, facilitando o ensino e a aprendizagem. “Os alunos assistem as aulas pelo computador de acordo com a sua rotina. Contudo uma vez por semana é necessário assistir a uma aula Ao Vivo e todas as provas são realizadas de forma presencial no polo da universidade. Tudo isso para garantir uma educação de qualidade”, afirma Renata.
Contudo, quem deseja escolher um curso superior ou de pós-graduação na modalidade EAD deve observar se a instituição é autorizada pelo MEC. “Com isso, o aluno tem a garantia que o seu curso está seguindo padrões de qualidade determinados pelo governo, recebendo um diploma igual ao de quem opta por um curso presencial”, destaca Renata Leite Cavalcante.
Número de cursos a distância disponíveis no Brasil cresce 51%
O número de curso e vagas ofertadas no ensino superior a distância no Brasil em 2018 superou as do ensino superior na modalidade presencial pela primeira vez no país. Somente em 2018, os cursos a distância subiram 51% no ensino superior, sendo que 2018 foram registrados 3.177 cursos de EAD contra 2.108 do ano anterior.
De acordo com o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em setembro, no ano de 2018 foram oferecidas ainda cerca de 7,1 milhões de vagas nos cursos EAD. Já as vagas para as graduações presenciais ficaram em 6,4 milhões.
Samanta Petersen/Jornalista – DRT 1281/PI – Exclusivo para o Portal Cidade Luz