Polícia Federal diz que investigações apontam desvios de R$ 50 milhões

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na Operação Satélite, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços do Governo do Piauí, em investigações sobre corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Na manhã desta quarta-feira, 25 de setembro, a Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou a Operação Satélite e cumpriu 19 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao Governo do Piauí, nas cidades de Teresina e Luís Correia.

De acordo com informações divulgadas pela PF através de nota, a operação deflagrada hoje é uma continuação das ações da Operação Topique, e tem como objetivo investigar os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes de licitação praticados por gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e por empresários contratados para prestar serviços de transporte escolar.

As investigações da PF constataram que empresários e agentes públicos atuaram em conjunto para fraudar processos licitatórios e firmar contratos de transporte escolar com sobrepreço, com superfaturamento mínimo de 40% acima dos valores de mercado, causando prejuízos a recursos oriundos do Fundeb e do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE).

De acordo com cálculos feitos pela CGU, apenas dois contratos firmados a partir de licitações fraudadas demonstram o desvio de, pelo menos, R$ 50 milhões dos cofres públicos.

A partir dos documentos apreendidos na primeira fase da Operação Topique foram instaurados inquéritos policiais, que deram conta do pagamento de vantagens indevidas a servidores públicos que ocupavam cargos estratégicos na Seduc. As investigações da PF apontam ainda que o pagamento de propinas ocorria através de transferência gratuita de veículos e imóveis, assim como pagamentos em dinheiro.

Cerca de 80 agentes da Polícia Federal e 10 auditores da CGU estão atuando na operação, que cumpre 18 mandados de busca e apreensão em Teresina e um na cidade de Luís Correia.

Com informações do Viagora

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados