Governo apresenta projetos de Saneamento de Picos e Floriano a gestores

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Projetos possibilitarão a adesão dos municípios dos territórios aos contratos.

O governador Wellington Dias e a superintendente de parcerias e concessões do Estado, Viviane Moura, estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (30), com os prefeitos de Picos e Floriano, Padre Walmir e Joel Rodrigues, respectivamente, para apresentar os estudos dos projetos de subconcessão do saneamento nos municípios.

De acordo com Viviane Moura, já foram concluídos os estudos técnico e econômico-financeiro dos projetos e, agora, o Governo segue para a etapa de diálogo com as Câmaras Municipais, tanto para a apresentação do Plano Municipal de Saneamento quanto para a aprovação de leis necessárias para a licitação da subconcessão.

A inovação na modelagem do projeto, segundo a superintendente, é a possibilidade de adesão dos municípios que integram os territórios Vale do Guaribas, Vale do Canindé e Vale dos Rios Piauí e Itaueira ao contrato principal, dos municípios de Picos e Floriano. Ao todo, 59 municípios dos três territórios poderão aderir em um prazo de dois anos.

“A subconcessão de Teresina foi uma referência para nós no que diz respeito à modelagem e ao modelo contratual que vai ser aplicado. Mas estamos aplicando nos dois municípios um modelo inovador, com a possibilidade de adesão dos outros municípios ao contrato principal, já licitando na modelagem os municípios deficitários e superavitários dentro do território. Ou seja, não vai haver a necessidade de realizar procedimentos licitatórios separados, vamos deixar pré-autorizada a adesão dos municípios a esses contratos maiores, que são Picos e Floriano”, explica a gestora.

Segundo Wellington Dias, um dos objetivos traçados pelo Governo é o avanço na universalização do abastecimento de água nas zonas urbana e rural. “E, agora, experimentamos com sucesso em Teresina essa modalidade da subconcessão, um modelo em que o sistema continua um patrimônio público, recebe investimentos, tem uma participação estado e município e, com isso, garante uma segurança no sistema, mantendo os compromissos, como tivemos em Teresina, em relação aos servidores”, frisou.

Para o gestor, isso significa mais investimentos para o sistema de águas e esgotos do Estado a fim de garantir, como já projetado nos estudos, a universalização da área de esgotamento em quinze anos, por exemplo. “É um caminho que permite encurtar a distância entre ritmo de investimento da modelagem apenas com setor público, somando setor público com o setor privado”, finalizou.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rafael Fonteles entrega ponte que tira Canavieira do isolamento no período chuvoso

A PI-219 ficava tomada pelas águas do Riacho Mendes durante as chuvas, deixando a município isolado por vários dias. O...

Após 10 anos em obras, Museu Torquato Neto é inaugurado no Centro de Teresina

Espaço homenageia o ícone da Tropicália e contará com pinacoteca, biblioteca e estúdios. O Museu da Imagem e do Som...

CS Grãos do Piauí abre 55 vagas de empregos na região de Uruçuí

A empresa CS Grãos abriu 55 vagas para operadores de máquinas e motoristas de caminhão na região de Uruçuí...

Leônidas Amorim, representa Guadalupe no curso da APPM para posse de prefeitos e vereadores eleitos

Curso de Cerimonial e Marketing Político teve como foco as solenidades de diplomação e posse dos prefeitos e vereadores...
spot_img

Os benefícios do ciclismo, seu crescimento e expansão do mercado de bicicletas no Brasil

O mercado de bicicletas no Brasil cresceu 14% em 2023, com vendas que ultrapassaram 3,2 milhões de unidades, impulsionado...

Fim do mistério: veja imagem de como é um Chester vivo

Ave tem origem em uma linhagem de frango que foi trazida da Escócia para o Brasil em 1980 Poucas pessoas...
spot_img

Posts Recomendados