O ano de 2020 só começou, mas já vem prometendo um monte de novas tecnologias.
Uma das grandes tendências para o ano de 2020 é a tecnologia no mundo da telefonia e da comunicação digital online: 5G, a qual promete uma velocidade de conexão e de transferência de dados nunca vista antes possibilitando uma série nova de aplicações. A tecnologia 5G é muito mais rápida do que a 4G e vai deixar as atividades rotineiras que todos fazem frequentemente online ainda mais ágeis. Com o 5G baixar vídeos, áudios, fotos e arquivos vai ser praticamente instantâneo, e o mesmo vale para os serviços de streaming. Mas ela vai muito além disso…
O mundo da transmissão ao vivo também vai ser modificado, em 2020 poderá ser o primeiro ano no qual assistir a um grande evento de entretenimento em casa vai sentir igual a estar assistindo no local em que ele está acontecendo. O mundo médico também vai sofrer avanços, já que agora importantes médicos cirurgiões que são referências nas suas áreas poderão controlar cirurgias via robôs de qualquer lugar do mundo. Em adição, a Internet das Coisas vai ter muitas melhorias, deixando os lares de milhões de pessoas que podem pagar por essas tecnologias extremamente inteligente e praticamente 100% automatizado e com respostas rápidas aos comandos dos seus usuários. Mas como está esta tecnologia no Brasil?
O Brasil já realizou testes com a tecnologia 5G durante o último Rock in Rio em 2019, através da operadora Oi, a qual sempre foi a empresa mais moderninha do segmento desde quando entrou no Brasil e se posicionou como uma marca feita para os jovens. O evento fez muito sucesso, mas acredita-se que as grandes operadoras que atuam no Brasil ainda não são capazes de trazer a tecnologia para todos, isso porque a infraestrutura no setor de comunicações no Brasil não está pronta para isso, mesmo o Brasil já tendo uma regulamentação correta para uso da tecnologia 5G de forma a proteger os dados dos usuários e a privacidade, a maior preocupação da atualidade quando se fala em mundo virtual.
Sobre a infraestrutura, no Brasil o setor de comunicações sempre foi manufaturado no exterior, com vários equipamentos sendo Chineses e da polêmica marca Huawei. Isto dificulta o acesso às novas ferramentas já que é preciso investir em tudo novo e, ao mesmo tempo, o Brasil está cansado da dependência nos produtos chineses e quer evitar uma hegemonia do gigante asiático também nesta tecnologia 5G. E um outro problema é o fato da China não respeitar as leis de proteção e privacidades dos usuários, e nada garante que eles não monitorem os brasileiros ao utilizar a tecnologia deles.
Dessa maneira, a forma como a tecnologia 5G vai ser instalada no Brasil é extremamente importante para definir o futuro da comunicação brasileira, por isso os cuidados dos grandes grupos aglomerados. Um lado positivo é que as empresas no segmento dentro do Brasil estão unidas para trazer a tecnologia 5G de forma beneficiária para o mercado brasileiro e com menos dependência internacional. Os passos de agora vão definir os próximos 30 anos, por isso cuidado. Seguimos acompanhando as novidades desta revolução na comunicação.