Rio tem segundo caso confirmado do novo coronavírus

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ao todo, 768 casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou o segundo caso do novo coronavírus no estado e o primeiro na cidade do Rio. Trata-se de uma mulher de 52 anos, que apresentou sintomas de quadro viral desde o retorno de viagem à Itália, na última quarta-feira (4).

Foto: Nelson Almeida – AFP

De acordo com a Secretaria, a paciente, que mora sozinha, está em isolamento domiciliar. Quando voltou de viagem, no mesmo dia, ela deu entrada em uma unidade de saúde particular apresentando febre, tosse, congestão nasal e conjuntivite. Ela viajou acompanhada de outras três pessoas, que estão sendo monitoradas pela Secretaria em parceria com a Vigilância municipal.

A primeira amostra para testagem da paciente foi coletada no mesmo dia em que deu entrada na unidade particular. O resultado deu negativo para painel viral geral e detectável para coronavírus. Ontem (6), o material foi encaminhado ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que confirmaram o laudo positivo para o novo coronavírus.

Em nota, o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, destacou que não houve transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os dois casos confirmados até agora são importados do exterior. “Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência e não há razão para pânico. Os cuidados devem permanecer os mesmos que tomamos para a gripe”, diz.

De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, divulgados nessa sexta-feira, o Brasil tem 13 casos confirmados de coronavírus no país. Ainda não constava o segundo caso do Rio de Janeiro. Ao todo, 768 casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro orienta a população a tomar algumas medidas de prevenção como proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos; lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir; evitar ambientes com muita aglomeração; e, utilizar álcool em gel nas mãos.

Em caso de suspeita, se a pessoa estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus, a orientação é cobrir o rosto com máscara cirúrgica; ir à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima; seguir as orientações dos profissionais de saúde; e seguir as medidas de prevenção.

Com informação: Agência Brasil

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júnior Nato lidera em todos os cenários, na espontânea, estimulada e tem aprovação de 89,04%, aponta pesquisa realizada em Jerumenha pelo Datamax

O instituto ouviu 301 eleitores no período de 23 a 24 de abril nas zonas rural e urbana do...

Alexandre de Moraes suspende lei que concedia autonomia a clubes de tiro

Ministro atendeu a pedido apresentado pelo PT, que questionou uma lei municipal de Ribeirão Preto (SP). O ministro Alexandre de...

Metrô de Teresina vai funcionar gratuitamente nos fins de semana que antecedem o Dia das Mães

Segundo a empresa que administra o serviço, o horário de funcionamento será das 7h às 13h30. O metrô de Teresina...

Unidades Básicas de Saúde de Floriano recebem novas câmaras frias

A secretária de saúde, Caroline Reis, destacou a importância dos novos equipamentos para o bom funcionamento dos serviços de...
spot_img

Rafael Fonteles sanciona reajuste salarial de 5,35% aos professores

Reajuste é baseado na lei nº 8.316, de 07 de março, e entrou em vigor a partir desse 1º...

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo

Novo status sanitário será submetido à organização internacional O governo federal informou nesta quinta-feira (2) que o Brasil se tornou...
spot_img

Posts Recomendados