Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Prefeitura de Parnaíba volta a abrir comércio após decisão judicial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mão Santa já acionou a Vigilância Sanitária para fazer toda a orientação necessária aos comerciantes e à população quanto aos procedimentos de prevenção.

O procurador do município de Parnaíba, Ricardo Mazulo, informou que a decisão judicial – que proibiu a abertura do comércio na cidade – valeu até (13/04), e que a partir de hoje, volta a vigorar o decreto do prefeito Mão Santa (DEM) liberando o funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

Mão Santa

No dia 28 de março, a juíza Anna Victoria Muylaert Saraiva Cavalcanti Dias, da 4ª Vara Cível de Parnaíba, determinou que o decreto do prefeito Mão Santa (DEM) de reabrir o comércio fosse suspenso por um período de 15 dias como medida para conter o novo coronavírus. A juíza, entre os argumentos, alegava que o decreto contrariava o que determina a OMS (Organização Mundial de Saúde) de praticar o isolamento social.

Segundo o procurador Ricardo Mazulo, a prefeitura promoverá “retorno responsável” das atividades econômicas em Parnaíba e que a decisão judicial foi integralmente cumprida.

“Não houve prorrogação da decisão por parte da magistrada, e o prefeito Mão Santa, aconselhado pelo jurídico do município, resolveu adotar essa medida como forma, também, de manter empregos e renda para as famílias parnaibanas, principalmente aos que ficaram mais vulneráveis com a quarentena”, disse o procurador.

Segundo Mazulo, Mão Santa já acionou a Vigilância Sanitária para fazer toda a orientação necessária aos comerciantes e à população quanto aos procedimentos de prevenção.

Segundo a assessoria, o prefeito Mão Santa conversou com o presidente da Fecomércio, Valdeci Cavalcante, sobre a medida e disse que a saúde da população e os empregos precisam ser preservados.

“A partir de hoje, 14 de abril, volta a valer o decreto do prefeito Mão Santa, que possibilidade a abertura de forma responsável e com todos os cuidados que o prefeito sempre destacou, como distanciamento, a não aglomeração, o uso de máscaras e cuidados que as empresas devem ter para o não contágio das pessoas, disponibilizando álcool na entrada dos estabelecimentos para a população e seus funcionários”, disse.

Ação segue

Na defesa da ação, o procurador disse que argumentar que a prefeitura tem autonomia para adotar as medidas e que o mandado de segurança não é medida para essa ação.

“Vamos defender também que não há estudos científicos que comprovam a eficácia do isolamento social, principalmente no Brasil. Só acham que ajuda”, disse o procurador.

A Prefeitura garante ainda que o município não tem nenhum caso confirmado da doença.

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ribeiro Gonçalves: prefeito Agamenon Franco é acusado de suposta perseguição política por impedir empresário de realizar show

A procuradoria do município alega falta de requerimento solicitando o espaço público para realização do evento. O empresário Salviano Antunes,...

Feriado municipal em Floriano altera funcionamento do comércio nesta terça (08)

Consumidores devem verificar horários de funcionamento específicos com cada estabelecimento. Em comemoração aos 128 anos de emancipação política de Floriano,...

Municípios do Piauí recebem R$ 240 milhões de repasse extra do FPM

Valor será creditado no dia 9 de julho e reforça caixa das prefeituras em mês de baixa arrecadação. Os 224...

MPPI recomenda que prefeito de Manoel Emídio exonere contratados e nomeie aprovados em concurso público

O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do promotor de Justiça, Maylton Rodrigues Miranda, que responde pela Promotoria...
spot_img

Justiça condena Agespisa e Equatorial Piauí por crise no abastecimento de água em cidade do interior do estado

As duas empresas foram condenadas solidariamente ao pagamento de R$ 500 mil por danos morais coletivos O Poder Judiciário do...

Governo Lula vai insistir em manter decreto do IOF na íntegra, diz ministro Rui Costa

O ministro defendeu ainda “repaginar” a relação com partidos do Centrão que têm ministérios O chefe da Casa Civil, Rui...
spot_img

Posts Recomendados