Comunidade quilombola preserva cultura há mais de 200 anos no interior do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A comunidade quilombola Mimbó, na zona rural de Amarante, conserva a história de luta e resistência de seus antepassados.

O programa Piauí de Riquezas visitou a comunidade Mimbó, na zona rural de Amarante, local onde vivem mais de 600 pessoas que conservam no sangue e na sua cultura uma história de mais de 200 anos de luta e resistência contra o escravismo. A comunidade é formada em 96% por pessoas da mesma família, que carregam um sobrenome que traduz sua vontade de permanecer juntos: Paixão.

Comunidade quilombola resiste e preserva sua cultura há mais de 200 anos no interior do Piauí — Foto: TV Clube

A dona Idelzuíta Paixão é parte da memória viva do Mimbó. Neta por parte de pai e mãe dos fundadores, ela foi a primeira professora da comunidade, ainda em 1971, e conhece bem a história dos antepassados.

Segundo dona Idelzuíta, a comunidade foi fundada por dois casais de escravos que fugiram juntos do Pernambuco, caminhando até a região. Alí viveram por anos em cavernas, próximo ao riacho Mimbó, para se esconder dos seus perseguidores.

“Quando perceberam que eram perseguidos pelos brancos, decidiram atravessar o riacho do Mimbó”, disse. Entretanto, a localização não os deixou livres dos maus-tratos do cruel sistema escravista.

Estudante Ramon Paixão conserva viva a memória da história do Quilombo Mimbó — Foto: TV Clube

“Do ano q fundaram esse quilombo, fomos maltratados até nos anos 1980. O Mimbo veio ser reconhecido como ‘pessoas’ em 24 de setembro de 1981”, conta a matriarca Idelzuíta Paixão.

O estudante Ramon Paixão, jovem morador do Mimbó, também conhece a importância dessa história, e levou a equipe do Piauí de Riquezas até o alto do mirante da comunidade, a cerca de 800 metros de altura. De lá, ele aponta os locais onde comunidade cresceu e para onde se expandiu, e assim mantém viva a memória dos seus ascendentes.

Pagode do Mimbó, parte da cultura musical da comunidade quilombola do interior do Piauí — Foto: Arquivo pessoal

“Sobre nossas manifestações culturais, temos o Pagode do Mimbó, e fazemos o Espetáculo Quilombo Mimbó”, conta. O espetáculo é uma apresentação de dança cantada que conta a história da comunidade.

Assim a comunidade atravessa a história, crescendo como uma grande família e superando as dificuldades que ainda os atingem, como o preconceito, com força e orgulho. “Ainda existe o preconceito. Mas sei que fui uma batalhadora”, disse dona Idelzuíta.

Espetáculo Quilombo Mimbó conta a história da comunidade através de mistura entre dança e teatro — Foto: Arquivo pessoal

As informações são do G1PI

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauiense Whindersson Nunes arrecada R$ 1 milhão em doações para o Rio Grande do Sul

O humorista costuma ajudar e estimular que seus seguidores façam doações durante tragédias O humorista Whindersson Nunes arrecadou mais de...

Ministério da Saúde libera R$540 milhões para atender emergência no Rio Grande do Sul

Pasta também vai instalar um Centro de Operação de Emergências para coordenar atividades de resposta frente às precipitações intensas...

MDS reforça medidas de emergência do Governo Federal no Rio Grande do Sul

“Neste momento, toda a preocupação é garantir as condições de ajuda humanitária, dar apoio necessário para as famílias e,...

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

Paulo Pimenta concedeu entrevista à TV Brasil O governo federal irá montar um escritório permanente em Porto Alegre para acompanhar...
spot_img

Rafael Fonteles e ministro da Pesca ofertam 100 bolsas para estudantes filhos de pescadores no Piauí

O anúncio foi feito durante lançamento nacional do Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal nesta sexta-feira (3) em Teresina. O...

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão O governo federal decidiu nesta sexta-feira (3) adiar em todo o país...
spot_img

Posts Recomendados