No Rio São Francisco, Sobradinho e Itaparica encontram-se, respectivamente com 93,7% e 49,4%, enquanto Boa Esperança, no Rio Parnaíba em Guadalupe, atingiu 100%.
Em momento histórico, depois de 11 anos, os reservatórios do Nordeste, em especial os da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), voltam a atingir volume útil maiores que 90%. No Rio São Francisco, Sobradinho e Itaparica encontram-se, respectivamente com 93,7% e 49,4%, enquanto Boa Esperança, no Rio Parnaíba, atingiu 100%.
O Reservatório de Itaparica, em Pernambuco, passa por um processo de transferência de água, recebendo volume de Sobradinho (BA), para equilibrar os níveis dos reservatórios do São Francisco. O objetivo é elevar o volume de Itaparica à aproximadamente 75% de sua capacidade. Desta forma, ao longo dos meses de maio e junho, a Chesf, juntamente com o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, realizará ações nesse sentido, com a expectativa de atingir o nível de armazenamento determinado, devendo permanecer nesta faixa durante os meses de junho a outubro.
No caso do reservatório de Boa Esperança, não há previsão de vertimento com abertura de comportas, visto que o período úmido da região está no fim e o reservatório está liberando vazão controlada tendo em vista a água que chega.
Tony Ulysses, superintendente de Operação, explicou que esse cenário – que inclui ainda, no Rio São Francisco, o reservatório de Três Marias, pertencente à Cemig (MG), com atuais 96,41% de volume – significa maior disponibilidade de água para a população ribeirinha ao longo dos rios, além de garantir a movimentação da produção de alimentos; garantir a produção de energia (gerando melhor rendimento das usinas); bem como proporcionar melhores condições para a navegação e oportunidades para o turismo e lazer.
Vídeo de arquivo
Ascom/Chesf – Edição: Portal Cidade Luz