A prefeita Neidinha Lima informou que educação municipal realizou um grande esforço para garantir a continuidade do ano letivo, com uso de ferramentais digitais e atividades quinzenal para educação infantil e na zona rural.
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) fez um levantamento para identificar ações adotadas pelas 224 redes municipais de educação do Piauí durante período de pandemia do novo coronavírus. Estados e os municípios em todo o país suspenderam a realização de aulas presenciais, como forma de combate à proliferação do vírus.
O levantamento, realizado pela Divisão de Fiscalização da Educação (DFESP1) do TCE/PI nos meses março e abril, constatou que 3.318 estabelecimentos de ensino da Educação Básica foram fechados nas redes municipais em razão do novo coronavírus, afetando diretamente 534.736 alunos matriculados em creches, pré-escolas, ensino fundamental (anos iniciais e anos finais), ensino médio, Educação de Jovens e Adultos e educação especial.
Dos 224 municípios piauienses, apenas a cidade de Eliseu Martins não publicou normativo, em Diário Oficial, interrompendo a realização de aulas presenciais.
Dos municípios que emitiram normativo, 170 (76,23%) anteciparam as férias e suspenderam as aulas, 34 (15,25%) somente suspenderam as aulas e 19 (8,52%) somente anteciparam as férias. Sessenta e oito municípios (30,49%) regulamentaram a distribuição/oferta de merenda escolar.
A cidade de Guadalupe, que desde o início da pandemia, a gestão da prefeita Neidinha Lima tomou medidas e realizou ações pioneiras para proteger a população da Covid-19.
Rede Municipal
A gestão também foi destaque recentemente na área da educação, quando o próprio TCE/PI, destacou que o município é uma das 16 cidades no Estado, que conseguiu implantar a volta do ano eletivo, através de ferramentas digitais, como canal no Youtube, grupos de Whatzap, e o Goolge Classrom.
O Google Classrom, por exemplo é uma Sala de aula, um serviço gratuito para escolas, organizações sem fins lucrativos e qualquer usuário que tenha uma Conta do Google pessoal. Com o Google Sala de aula, os professores e alunos se conectam facilmente, dentro e fora das escolas. O Google Sala de aula economiza tempo e papel, além de facilitar a criação de turmas, distribuição de tarefas, comunicação e organização.
Neidinha Lima parabenizou toda a equipe da secretaria de educação, desde a secretária Josélia Cavalcante, a Supervisora de Educação Joslene Almeida, diretores e professores, que estão se dedicando na produção de vídeos aulas, informativos através de grupos de Whatzzap e outras ferramentas digitais.
A prefeita fez um agradecimento especialmente para o apoio recebido por parte de todos os pais, e dos próprios alunos.
VEJA 16 CIDADES QUE ESTÃO OFERECENDO AULAS ON-LINE
A DFESP constatou ainda que apenas 16 municípios (7,1%) regulamentaram, com publicação no diário oficial, o oferecimento de aulas remotas, através da internet. São eles Angical do Piauí, Avelino Lopes, Belém do Piauí, Beneditinos, Cabeceiras do Piauí, Cocal de Telha, Colônia do Piauí, Corrente, Elesbão Veloso, Francinópolis, Guadalupe, Itainópolis, Jaicós, Jurema, Parnaguá e Teresina.