Pacientes renais têm dificuldades durante a pandemia no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo a Associação dos Pacientes Renais Cônicos do Estado do Piauí, até o momento, três pessoas em tratamento e dois transplantados morreram vítimas da Covid-19 no Piauí.

Pacientes com problemas renais têm tido dificuldades durante o período da pandemia. Eles, que são mais vulneráveis à Covid-19, não podem deixar de fazer hemodiálise e têm tido problemas como dificuldade de acesso ao tratamento e complicações.

De acordo com a Associação dos Pacientes Renais Cônicos do Estado do Piauí (APREPI), até o momento, três pessoas em tratamento e dois transplantados morreram vítimas da Covid-19 no Piauí e 21 casos de infecção pelo coronavírus foram confirmados somente em Teresina.

Na terça-feira (16), Maria da Conceição Alencar da Silva, de 67 anos, faleceu no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina. A paciente com Covid-19 esperou por mais de 24 horas a realização de uma hemodiálise.

Derisvaldo Abreu, de 47 anos, está com suspeita de Covid-19 e precisa de hemodiálise. O estado de saúde dele é considerado delicado. “Além do problema renal, ele é hipertenso, diabético e fez um cirurgia cardíaca recente”, relatou a irmã do paciente, Adna Abreu.

“Ele precisa urgentemente de uma UTI e o que dizem pra gente é que várias pessoas estão precisando também. Todos os casos são graves, mas ele não pode deixar de fazer hemodiálise”, completou Adna.

A família já tentou vaga até em hospitais particulares, mas ainda não encontrou. “Depois que recebemos os resultados dos exames dele começamos a procurar vários hospitais, mas não encontramos vaga”, disse Gabriel Abreu, filho de Derisvaldo.

Alguns pacientes têm feito a hemodiálise no período da noite para evitar a disseminação da doença e a APREPI solicitou à Secretaria de Estado da Saúde um pedido por medidas que garantam a segurança dos pacientes.

“Encaminhamos um ofício solicitando um hospital de referência, um local para hospedar pacientes do interior durante o tratamento e testes para pacientes e funcionários de clínicas de hemodiálise”, explicou Luiz Filho, presidente da APREPI.

Para quem tem a função renal comprometida, o risco de ter complicações ao pegar a Covid-19 é maior. Mas eles não podem suspender o tratamento.

“Eles não podem ficar em casa, eles têm que ir para a clínica fazer o tratamento e não estão conseguindo. Não há, no momento, transporte público em Teresina. Há pacientes indo a pé para a clínica e, após uma sessão desgastante, voltando para casa”, afirmou o nefrologista Mário Nicolau.

A paciente Valdenice relatou a dificuldade dos pacientes. “Depois do tratamento, nós ficamos debilitados, fracos, sem condição nenhuma para ir embora a pé e quem não está podendo pagar transporte está tendo que fazer isso”, contou.

“São vidas que estão necessitando desse apoio agora”, declarou Valdenice.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que o paciente Derisvaldo Abreu foi atendido nesta quarta-feira (17) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Promorar e entrou na regulação do SUS para transferência.

Segundo a FMS, o paciente foi transferido para um hospital particular no fim da tarde. Sobre o transporte e alojamento de pacientes, a Sesapi afirmou que devem ser solicitados por meio dos programas disponíveis pelas prefeituras dos municípios.

A Associação Piauiense dos Municípios (APPM) comunicou em nota que a responsabilidade do tratamento fora do domicílio é do estado.

Por PITV 2

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Show católico com Adriana Melo encerra festejos de Nossa Senhora de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O show católico da cantora Adriana Melo, realizado na noite desta sexta-feira, 12...

Piauí participa do maior mutirão de cirurgias da história do SUS neste fim de semana

O Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) participarão da ação, que faz parte do...

Moraes diz que retirada de sanções contra ele e esposa é ‘vitória do Judiciário brasileiro’

Ministro do STF agradeceu atuação do presidente Lula; Estados Unidos retiraram ele e a esposa da lista da Lei...

Banco do Brasil adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Uma das maiores instituições financeiras do país vai passar a disponibilizar crédito orientado para os inscritos no Cadastro Único O...
spot_img

MS realiza o maior mutirão da história do SUS com mais de 61,6 mil cirurgias e exames neste fim de semana

São quase 200 hospitais mobilizados em todo o país para atender a população, com mais de 11,5 mil cirurgias...

Prefeito e Governador de São Paulo pedem a Lula ajuda com o apagão da Enel

Os apagões da Enel têm sido constantes sempre que ocorrem eventos climáticos. O governo federal e o governo estadual...
spot_img

Posts Recomendados