A operação “PM na Rua, Povo em Casa” está sendo realizada durante todo o fim de semana e conter o avanço da Covid-19 no Piauí.
O Governo do Piauí adotou medidas rígidas para este sábado (20) e domingo (21) em todo o estado para conter o avanço da Covid-19 e reduzir o índice de transmissibilidade, com a restrição de funcionamento de algumas atividades. A Polícia Militar do Piauí está a cargo de fiscalizar o cumprimento do decreto estadual, que pretende alcançar um índice de isolamento social de 55%.
A PM-PI está realizando, durante todo o fim de semana, a operação “PM na Rua, Povo em Casa” em várias regiões da capital e do interior do estado, com o objetivo a preservação da Ordem Pública e Policiamento Ostensivo, intensificando ações nas barreiras sanitárias das rodovias e atuando no patrulhamento das áreas comerciais. “Todos os batalhões da capital, principalmente o BPRONE, BPRE e CIPTRAN estão atuando desde às 8h deste sábado, e no interior os batalhões de Parnaíba, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Corrente, Bom Jesus, Piripiri e Oeiras. Orientando a população a permanecer em casa durante esse período, bem como fiscalizando transportes de pessoas, funcionamento de estabelecimentos comerciais, festas clandestinas e outros, tudo em consonância com os decretos em vigor”, disse o comandante-geral da PM, Lindomar Castilho.
São 40 locais de atuação, entre pontos de bloqueio do tipo barreiras e locais de patrulhamento em áreas comerciais, 53 viaturas e 162e policias destinados a essa operação. “A Polícia Militar está fiscalizando, assim como outros órgãos, com esta operação tanto na capital quando no interior do estado, objetivando o cumprimento do decreto. Concomitante a essa operação, PM continua trabalhando, atendendo a outras ocorrências”, ressaltou o comandante.
Pela quinta vez, o Governo do Estado adota medidas mais rígidas aos fins de semana para evitar aglomeração de pessoas e o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos. Desta vez também com a suspensão do serviço e transporte intermunicipal.
Segundo comandante, o descumprimento do decreto acarretará em crime de desobediência. “Aos que forem flagrados descumprindo o decreto serão lavrados Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por descumprimento de medida sanitária e por crime de desobediência, que será encaminhado ao juizado, os policiais estão orientados nesse sentido”, afirmou.
Para o Lindomar Castilho, a expectativa é de que a ação transcorra com tranquilidade. “A operação busca exatamente que a população permaneça em casa, como sabemos, é a medida mais correta para evitar o alastramento dessa pandemia e a consciência das pessoas é que vai permitir que isso ocorra. Então, esperamos a compreensão das pessoas. A expectativa é que tenhamos poucas ocorrências, poucas intervenções e que entendam que essa ação é necessária”, frisou.
Todo o efetivo de policiais que está trabalhando nesta operação está utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras, luvas e álcool em gel.
Na última operação realizada pela PM, entre os dias 15 a 18 de junho, foram orientadas 10.600 pessoas e 7.000 veículos abordados e averiguados. Além das ações preventivas e prestando apoio aos órgãos de saúde e da vigilância sanitária.
Com informações do Meionorte.com