Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Governador W. Dias autoriza 156 obras pelo Educar Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No início da tarde desta quarta-feira (8), durante transmissão ao vivo em redes sociais, o governador Wellington Dias autorizou a retomada de investimentos na área da educação.

No início da tarde desta quarta-feira (8), durante transmissão ao vivo em redes sociais, o governador Wellington Dias autorizou a retomada e realização de 156 novas obras para a Educação do Piauí. As ações fazem parte do Educar Piauí, um plano que prevê uma série de investimentos e benefícios para a educação visando a diminuição do analfabetismo e combate à evasão escolar. O secretário de Educação, Ellen Gera, participou da live e apresentou os primeiros passos.

Foto: Piauí Hoje

O governador Wellington Dias falou sobre os avanços que a Educação do Piauí já alcançou nos últimos anos com implementação de ações. “Queremos o Piauí antes e depois do Educar Piauí. A meta é que possamos ter uma grande transformação, o Piauí evoluiu muito na educação. Em 2003, por exemplo, nós tínhamos apenas 400 mil pessoas com Ensino Médio no Piauí. Hoje, nós temos mais de um milhão de pessoas com o certificado. O Ensino Técnico também existia em poucos lugares. Atualmente, o Piauí tem educação profissional em seus 224 municípios”, destacou o chefe do executivo estadual.

Segundo o secretário de Educação, Ellen Gera o objetivo agora é buscar o impacto educacional. “Mesmo em um momento de pandemia, nós não ficamos parados. As escolas implementaram planos de ações para chegar aos alunos e inovaram muito nesse período. Certamente, estamos no rumo certo. Agora, vamos poder dar um salto de qualidade que já vem sendo alcançado. O nosso estado vem se destacando nos últimos anos e estamos buscamos mais avanços”, disse o secretário.

Ao final da apresentação do plano Educar Piauí, o chefe do executivo estadual e o secretário de Educação assinaram uma ordem de serviço autorizando a retomada de obras e início de outras. São 76 obras que serão retomadas, 92 novas obras que serão iniciadas e 64 licitações autorizadas para publicação.

Educar Piauí
O Educar Piauí tem objetivos estratégicos que são elevar o grau de proficiência dos alunos da rede pública em todos os níveis de Ensino, priorizando o Ensino Médio. Além disso, prevê a correção do fluxo educacional e garantir educação na idade certa, reduzindo os índices de distorção idade-série, de evasão e de abandono em todos os níveis educacionais, priorizando o Ensino Médio.

Entre os objetivos principais do plano, destaca-se ainda a ampliação da oferta de vagas na educação profissional, priorizando as potencialidades econômicas dos Territórios de Desenvolvimento Sustentável e dos Arranjos Produtivos Locais do estado.

O Educar Piauí vai ainda reduzir a incidência do analfabetismo na população piauiense e ampliar o atendimento educacional de jovens e adultos, assegurando a permanência e o sucesso do aluno.

Aplicação de recursos

O valor de R$ 1,625 bilhão conquistados na justiça pelo Governo do Estado será aplicado integralmente na melhoria da educação ofertada pela rede pública estadual de ensino. Um plano de aplicação dos recursos, elaborado ainda em 2019, prevê investimentos em eixos voltados para qualificação profissional, tecnologia e infraestrutura.

Todo o plano de investimentos, chamado de Educar Piauí, foi elaborado em total consonância com as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) e seguindo as diretrizes dos Planos Nacional e Estadual de Educação e, ainda, com o Plano Plurianual (2020-2023).

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe sediará mais uma edição da Expedição Náutica neste sábado, 5 de julho

Por Gleison Fernandes. Guadalupe se prepara para sediar, neste sábado (5), a 2ª Expedição Náutica no Lago da Barragem de...

Quem deseja a anistia de Bolsonaro e dos acusados de 8 de janeiro?

A Câmara dos Deputados está prestes a pautar um projeto que concede anistia aos condenados pelos ataques golpistas de...

Sistema Faepi Senar Piauí marca presença na 3ª edição do NEON com estande interativo e startups do agro

O Sistema Faepi Senar Piauí participa da 3ª edição do Nordeste On (NEON), considerado o maior evento de inovação...

Júnior Nato busca solução para problemas no abastecimento de água em Jerumenha em encontro na APPM

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, participou na quinta-feira (3) de uma reunião...
spot_img

Prefeita de Canavieira, Érika de Albuquerque Fonseca, contratou quase 1 milhão de reais, com dispensa de licitação

Somente uma empresa de Floriano ganhou cinco contratos na gestão municipal. As contratações referem-se a serviços de assessoria jurídica,...

Soldado brasileiro do Maranhão perde parte da perna após pisar em mina terrestre na guerra da Ucrânia

Militar ficou desaparecido por 20 dias; ele aguarda recuperação para voltar ao Brasil Um soldado brasileiro teve parte da perna...
spot_img

Posts Recomendados