Militares brasileiros já veem ressalvas à tecnologia chinesa no 5G

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Alas militar e ideológica do governo Bolsonaro disputam influência sobre futuro do 5G.

Militares do governo começam a olhar com ressalvas a possibilidade de a tecnologia 5G no Brasil ser entregue à China. As conversas em curso apontam que o Brasil precisa estar atento aos sinais que o mundo ocidental começa a dar aos chineses, como a recente decisão do Reino Unido de barrar a empresa chinesa Huawei no país.

Foto: Divulgação

O governo começa a observar também com atenção o movimento da Alemanha, que ameaça tomar a mesma decisão. O receio é de o Brasil ficar isolado na posição que vinha defendendo nos bastidores antes da pandemia: uma decisão estritamente técnica e sem observar o xadrez geopolítico mundial.

A pandemia, porém, vem mudando esse cenário. Militares avaliam também que a postura da China no coronavírus ampliou suspeitas sobre a confiança no país e começam a defender um posicionamento semelhante ao que o Itamaraty já defende internamente: o de impor restrições à tecnologia chinesa do 5G como uma medida de segurança nacional.

Segundo fontes do governo, é preciso aguardar como os países vão se posicionar daqui em diante e deixar a decisão para o final de 2021. Interlocutores do presidente Jair Bolsonaro avaliam que o país não precisa ter pressa nessa decisão e que também é necessário aguardar uma recuperação econômica e uma melhor saúde financeira do setor privado, em especial das operadoras de telefonia que irão operar o 5G no país.    

Militares estão observando de perto a presença chinesa na América do Sul e temem que o país passe a dominar essa parte do continente. Há a leitura de que em países como Suriname e Guiana já há um controle e comando forte da China. Em outros locais, como Peru e Chile, a pressão chinesa é forte. O governo brasileiro também avalia que, por ser comandado por um presidente de esquerda, a Argentina deverá também ceder aos chineses.

Integrantes do governo sequer temem uma represália da China nos negócios com o Brasil, pois avaliam que o país oriental tem grande dependência do agronegócio brasileiro e que não poderia também tomar medidas duras. A leitura é a de que o fato de a China ser o principal parceiro comercial brasileiro não é fator suficiente para entregar a tecnologia 5G ao país. Isso porque é preciso, segundo autoridades, observar também os outros parceiros comerciais brasileiros que estão seguindo na linha defendida pelos americanos e barrando ou restringindo a China nessa questão.

Por Caio Junqueira, CNN

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Pelo menos 39 pessoas morreram em grave acidente na BR-116 em Minas Gerais

A empresa de ônibus EMTRAM divulgou a lista com o nome das vítimas nas redes sociais; seis pessoas seguem...

Rafael Fonteles confere in loco o funcionamento do Programa Saúde Digital no Hospital Municipal de Bertolínia

Implantado pela Secretaria de Saúde em agosto, o programa permite o acesso da população local a teleconsultas em dez...

Por que a BR-116, palco do acidente que matou 38 em Minas, é a rodovia mais letal do Brasil

Acidente envolvendo ônibus, carreta e carro deixou ao menos 38 mortos. Para especialista, rodovia que liga Ceará ao Rio...

Com forte resfriado, papa Francisco fará sermão de domingo em casa

Decisão foi tomada por causa do clima frio em Roma O papa Francisco, que acabou de completar 88 anos, está...
spot_img

Presidente Lula informa aos ministros que fará trocas no 1º escalão

Ele tem sido pressionado por aliados do Congresso a fazer mudanças a partir da eleição para presidentes da Câmara...

Acredita no Primeiro Passo supera meio bilhão em microcrédito em mais de 56 mil operações em 2024

Iniciativa promove inclusão socioeconômica e amplia acesso ao emprego e ao empreendedorismo com parcerias estratégicas em todo o Brasil O...
spot_img

Posts Recomendados