Novo coronavírus volta a crescer em todas as regiões do mundo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Quase 40 países relataram aumentos recordes de novas infecções por coronavírus em um único dia na semana passada, praticamente o dobro da semana anterior, de acordo com um relatório da Reuters que mostra um aumento da pandemia em todas as regiões do mundo.

A taxa de casos tem aumentado não apenas em países como Estados Unidos, Brasil e Índia, que dominaram as manchetes globais com grandes surtos, mas em Austrália, Japão, Hong Kong, Bolívia, Sudão, Etiópia, Bulgária, Bélgica, Uzbequistão e Israel, entre outros.

Foto: Ajeng Dinar Ulfiana/Reuters

Muitos países, especialmente aqueles em que as autoridades diminuíram os bloqueios de distanciamento social anteriores, estão enfrentando um segundo pico mais de um mês após registrar o primeiro.

“Não voltaremos ao ‘velho normal’. A pandemia já mudou a maneira como vivemos nossas vidas”, disse o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Estamos pedindo a todos que tratem as decisões sobre onde vão, o que fazem e com quem se encontram como decisões de vida ou morte – porque são.”

Os dados da Reuters, compilados a partir de relatórios oficiais, mostram um aumento constante no número de países que relatam aumentos diários no vírus que causa a Covid-19 no mês passado. Pelo menos sete países registram aumentos há três semanas, enquanto ao menos 13 países têm aumentos há duas semanas. Pelo menos 20 países tiveram aumento na semana passada e 37 países esta semana.

É muito provável que os números reais de casos e mortes são subnotificados, principalmente em países com sistemas de saúde mais pobres, dizem especialistas e autoridades de saúde. Para este relatório, os dados da Reuters foram restritos a países que fornecem números diários regulares.

Um aumento nos casos geralmente precede um aumento nas mortes em algumas semanas.

Os Estados Unidos continuam no topo da lista de casos, passando de 4 milhões de casos esta semana e registrando mais de 1 mil mortes por quatro dias consecutivos. O Brasil e a Índia – que epidemiologistas dizem que provavelmente ainda não atingiram o pico da epidemia – também têm mais de 1 milhão de casos.

Segunda onda da Covid-19

Os dados revelam um número crescente de casos ressurgentes em países de todas as regiões. Na Austrália, as autoridades aplicaram um bloqueio parcial de seis semanas e tornaram obrigatórias as máscaras para os residentes na segunda maior cidade do país, Melbourne, após um novo surto.

Austrália e Japão, que também divulgaram um registro diário de caso nesta semana, alertaram para o aumento de infecções entre jovens, muitos dos quais comemoraram o fim das restrições sociais em bares e festas.

No México, que também registrou um recorde diário esta semana e tem o quarto maior número de mortes do mundo, as autoridades alertaram que uma tendência de queda nos números de casos que começou em meados de junho – na época em que a cidade começou a relaxar as medidas de distanciamento social – pode ser revertida.

Reuters

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem alerta para chuva intensa em 108 município; Inmet aponta volume de até 100 mm

De acordo com o instituto, até o dia 29 de abril, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) irá provocar...

Agricultores familiares do Nordeste começam a receber microcrédito do programa Acredita

Ministro Wellington Dias participou, em Teresina (PI), de evento que celebrou a liberação de recursos do Banco do Nordeste OBanco...

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo Tribunal Federal

Mudança exigiria aprovação de uma emenda constitucional no Congresso O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir...

Brasileira Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Brasileira derrotou a argentina Yanina Lescano, em Liverpool Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia...
spot_img

Regiões Norte e Nordeste têm maior número de domicílios com insegurança alimentar

Mais de 60% da população não tem acesso permanente à alimentação adequada nessas regiões, aponta pesquisa do IBGE. Os moradores...

Adeus ao carro elétrico: Tesla e outras fabricantes mudam seus planos

Afetados pelas baixas vendas dos carros elétricos, algumas fabricantes estão dispensando funcionários, enquanto outras estão revendo o investimento que...
spot_img

Posts Recomendados