Justiça do DF suspende retorno às aulas na rede privada

-

- Advertisment -spot_img

Juiz indeferiu ainda pedido de um novo decreto pelo GDF para regulamentar a questão a necessidade de medidas adicionais para o retorno às aulas.

O (TRT-10) Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região suspendeu o retorno às aulas presenciais na rede privada na próxima segunda-feira (27). O Governo do Distrito Federal havia definido no início do mês a autorização para a retomada das atividades presenciais das escolas particulares como parte do calendário de reabertura dos setores.

© Reuters / Adriano Machado / Direitos Reservados

A ação foi movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O órgão criou um grupo para monitorar as condições de trabalho nas unidades escolares sobre em relação à redução dos impactos da pandemia.

Os procuradores lembraram que o Distrito Federal está no pico e com ocupação de leitos acima dos 80% e argumentaram que as escolas deveriam ser os últimos estabelecimentos a abrir em um movimento de reabertura na pandemia.

O juiz responsável pelo caso, Gustavo Chehab, acatou parcialmente o pleito, suspendendo a autorização por 10 dias. Ele justificou a decisão acolhendo os alertas da ação do MPT quanto aos riscos da retomada.

“Não há elementos nos autos que demonstrem que as escolas privadas do DF realizaram treinamentos para seus empregados de como administrar os riscos inerentes à pandemia e das medidas que poderiam ser adotadas na prática”, pontuou.

Conforme o juiz, também não houve informação de disponibilização de informações sanitárias para os pais e os alunos. “Não está claro como as medidas fixadas no Decreto serão capazes de atenuar, de minimizar ou de eliminar o risco de contágio e de propagação da doença”, acrescentou.

O juiz indeferiu o pedido de um novo decreto pelo GDF para regulamentar a questão a necessidade de medidas adicionais para o retorno às aulas.

Álvaro Domingues, presidente do Sinepe-DP (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal), afirmou por meio de vídeo que recebeu a decisão judicial com surpresa, “porque estávamos todos preparando um retorno seguro, investindo, treinando nossas equipes para oferecemos o melhor possível principalmente para aquelas famílias que precisavam”.

“Nos causou mais surpresa ainda porque no dia 16, nos reunimos com o Ministério Público do Trabalho, e não houve nenhuma manifestação no sentido contrário. Portanto, essa decisão intempestiva, neste momento, trará mais apreensão, mais insegurança ao setor”, acrescenta.

Domingues finaliza afirmando que irá cumprir a decisão judicial e “nos habilitaremos também em defesa da livre educação particular no Distrito Federal no processo”.

Da Agência Brasil

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Durante o Carnaval, Júlio César intensifica agenda e fortalece parcerias no interior do Piauí

Deputado percorreu São Miguel do Tapuio, Floriano, Água Branca e Barras, prestigiando eventos carnavalescos e consolidando parcerias com gestores...

Pé-de-Meia Licenciaturas abre inscrições para bolsas de R$ 1.050 mensais

A iniciativa prevê a oferta de até 12 mil bolsas para estudantes aprovados em cursos presenciais de licenciatura.O Ministério...

Motorista morre após caminhão tombar na BR-135, na zona rural de Sebastião Leal

Na manhã desta terça-feira (17), um grave acidente envolvendo uma carreta foi registrado na BR-135, no povoado Riacho da...

Acidente entre van e caminhão em Planaltina deixa cinco mortos

Teste de alcoolemia feito pela PRF deu negativoOnze pessoas ficaram feridas e outras cinco morreram após a colisão de...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Ciro Nogueira defende redução da maioridade penal: “O povo já decidiu”

Político cita apoio popular e exemplos internacionais para justificar proposta que reduz idade penal de 18 para 16 anos,...

Polícia Federal faz operação sobre vazamento de dados da Receita Federal

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (17) quatro mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio...

Festa popular reúne multidão no aniversário de 61 anos do município de Marcos Parente

Kleiton Maranhão, Suele Botelho, Arreio de Ouro e Flávio...

5G estreia no Brasil: 7 respostas mostram como nova tecnologia vai mudar tudo

Sinal da internet de quinta geração passa a ser...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você