Estudo indica que ver vídeos de animais fofos faz bem para saúde

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Você já sabe que assistir a vídeos de cachorros e gatinhos faz bem, mas agora há dados científicos que comprovam essa sensação.

Um estudo conduzido pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, em parceria com a Western Australia Tourism, encontrou evidências que sugerem que observar animais fofos pode contribuir para a redução do estresse e da ansiedade.

A pesquisa examinou como assistir a imagens e vídeos de bichinhos por 30 minutos afeta a pressão arterial, a frequência cardíaca e a ansiedade.

Para isso, a doutora Andrea Utley, professora associada da Universidade de Leeds, fez uma montagem de 30 minutos de criaturinhas adoráveis.

“Colocamos gatinhos, cachorrinhos, gorilas bebês, quokkas. Você sabe, o tipo de coisa que a gente espera nesses vídeos”, contou Utley à CNN. O quokka, uma criaturinha peluda encontrada na Austrália Ocidental, é frequentemente chamado de “o animal mais feliz do mundo”.

Conduzidas em dezembro de 2019, as sessões envolveram 19 pessoas (15 alunos e quatro funcionários da universidade) e foram intencionalmente agendadas durante as provas de final de ano, um momento em que o estresse está em um nível significativamente alto, principalmente para estudantes de medicina, de acordo com Utley.

Em todos os casos, o estudo viu a pressão arterial, a frequência cardíaca e a ansiedade diminuírem nos participantes 30 minutos após assistirem ao vídeo.

O estudo registrou que a pressão arterial média caiu de 136/88 para 115/71, dado que o estudo apontou estar “dentro da faixa ideal de pressão arterial”.

A frequência cardíaca média foi reduzida para 67,4 bpm, uma redução de 6,5%.

As taxas de ansiedade também caíram 35%, medidas usando o Inventário de Ansiedade Traço-Estado, um método de autoavaliação frequentemente usado em ambientes clínicos para diagnosticar ansiedade, de acordo com o Associação Americana de Psicologia.

“Fiquei surpresa que, durante a sessão, cada medida de cada participante caía um pouco. Tanto a frequência cardíaca como a pressão arterial diminuíam”, relatou Utley.

“Quando eles saíram, preencheram o questionário novamente e indicaram que estavam se sentindo menos ansiosos.”

Ao questionar os participantes, o estudo descobriu que a maioria preferia videoclipes a imagens estáticas, dando preferência a vídeos de animais interagindo com humanos.

Utley esperava conduzir oito sessões no total, mas foi forçada a adiar devido às restrições do novo coronavírus. Ela reconhece que provavelmente só fará mais sessões pessoalmente em 2021.

Até lá, a doutora está explorando opções online para manter o estudo em andamento.

Com informações da CNN Brasil

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Show católico com Adriana Melo encerra festejos de Nossa Senhora de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O show católico da cantora Adriana Melo, realizado na noite desta sexta-feira, 12...

Piauí participa do maior mutirão de cirurgias da história do SUS neste fim de semana

O Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) participarão da ação, que faz parte do...

Moraes diz que retirada de sanções contra ele e esposa é ‘vitória do Judiciário brasileiro’

Ministro do STF agradeceu atuação do presidente Lula; Estados Unidos retiraram ele e a esposa da lista da Lei...

Banco do Brasil adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Uma das maiores instituições financeiras do país vai passar a disponibilizar crédito orientado para os inscritos no Cadastro Único O...
spot_img

MS realiza o maior mutirão da história do SUS com mais de 61,6 mil cirurgias e exames neste fim de semana

São quase 200 hospitais mobilizados em todo o país para atender a população, com mais de 11,5 mil cirurgias...

Prefeito e Governador de São Paulo pedem a Lula ajuda com o apagão da Enel

Os apagões da Enel têm sido constantes sempre que ocorrem eventos climáticos. O governo federal e o governo estadual...
spot_img

Posts Recomendados