O presidente foi conhecer o modelo que entra em operação em 2021.
O presidente Jair Bolsonaro participou na terça-feira (27), do workshop de apresentação do novo caça da FAB (Força Aérea Brasileira), a aeronave F-39E Gripen. O evento foi realizado na Base Aérea Brasileira, em Brasília.
Ao chegar no local, foi apresentado a 1ª unidade do caça, que chegou em setembro ao Brasil, da Suécia. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ministros de Estado e os chefes das Forças Armadas estiveram presentes. Abaixo, assista ao evento:
PROGRAMA GRIPEN
O avião de guerra tem tecnologia desenvolvida pela empresa sueca Saab. O contrato entre a companhia e a aeronáutica foi fechado em 2014, durante o governo de Dilma Rousseff (PT). O objetivo é produzir 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas, suporte e equipamentos. O custo foi de US$ 5,4 bilhões – 39,3 bilhões de coroas suecas, valor que equivale atualmente a quase R$ 24 bilhões.
O programa de transferência de tecnologia tem previsão de execução em 1 período de 10 anos. Cada unidade do Gripen é produzida em 2 anos. Eles são desenvolvidos e produzidos em colaboração com engenheiros brasileiros. Serão mais de 350 profissionais treinados.
A partir de 2021, a montagem completa de 15 aeronaves começará a ser feita no país. O desenvolvimento do Gripen F, de 2 assentos, está avançando no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, segundo o governo.
É estimado que 20.000 empregos sejam criados ao longo da cadeia de produção do Gripen no Brasil. O caça é conhecido por alta eficiência, baixo custo de operação e avançada capacidade tecnológica.
O aviação já sobrevoou os céus de Brasília na semana passada. Bolsonaro chegou a entrar na aeronave. Eis algumas fotos registradas pelo repórter fotográfico do Poder360 Sérgio Lima:
Sérgio Lima/Poder360