Aqueles que convivem com um animal de estimação em casa podem disfrutar de uma série de benefícios para a saúde física e mental.
Diversos estudos apontam vantagens como amenizar a solidão, reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, incentivar o exercício físico e a diversão, promover interação social, além de dar e receber amor incondicional e carinho. Cuidar de um cão ou gato, por exemplo, ajuda as crianças a crescer mais seguras e ativas e proporciona companheirismo valioso para adultos mais velhos.
Recentemente, pesquisadores começaram a explorar cientificamente os benefícios do vínculo entre homem e animal. Uma das razões para esses efeitos terapêuticos é os cães e gatos satisfazerem a necessidade humana básica do toque. Acariciar, abraçar, ou tocar um animal de forma amorosa pode rapidamente acalmar-nos quando estamos estressados ou ansiosos. A companhia de um animal de estimação também pode aliviar a solidão. E os cães podem ser um grande estímulo para o exercício saudável, o que pode aumentar substancialmente o seu humor.
A American Heart Association tem associado o convívio diário com animais de estimação com a redução no risco de doenças cardíacas e uma maior longevidade.
Outros estudos também sugerem que:
1 – Os donos de cães são menos propensos a sofrer de depressão do que aqueles sem animais de estimação;
2 – Pessoas com cães têm valores menores da pressão arterial em situações estressantes do que aqueles sem animais de estimação;
3 – Pessoas com hipertensão ao adotar um cão ou gato têm maiores chances de controlar o problema;
4 – Brincar com um pet eleva os níveis de serotonina e dopamina, o que acalma e relaxa;
5 – Pessoas com idade superior a 65 anos que têm um pet em casa fazem 30% menos visitas a seus médicos do que aqueles sem animais de estimação;
6 – O convívio com um pet reduz a agressividade e ameniza transtornos psiquiátricos.
Cuidar de um animal pode ajudá-lo a fazer mudanças na rotina e ter um estilo de vida mais saudável. A cada dia novas descobertas vêm reforçar que nesta relação você e seu pet só têm a ganhar.
Com informações da Época