Marcelo Castro defende a obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Para o senador piauiense, a medida se faz necessária uma vez tem grande impacto na coletividade.

Ex-ministro da Saúde, o senador Marcelo Castro (MDB) defende que a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) seja obrigatória em todo o país, como prevê uma proposta ainda em tramitação no Congresso Nacional. Segundo o parlamentar piauiense, a medida se faz necessária uma vez que a decisão de se vacinar ou não afeta a coletividade.

Senador Marcelo Castro

“Pessoas vão morrer se não tomarem a vacina. E o que é pior: vão provocar a morte de outros. Porque a pessoa pode dizer: ‘Não, eu não quero me vacinar. Se eu morrer, é problema meu’. Se a pessoa se contaminasse e não transmitisse a sua contaminação a outro, nós poderíamos até entender que efetivamente se trata de um assunto particular. Mas, para quem vive em sociedade, é evidente que o seu direito individual tem que estar submetido ao direito coletivo”, arma o emedebista.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado revelou que 57% dos entrevistados são favoráveis à vacinação obrigatória contra a Covid-19, enquanto outros 42% argumentaram que essa decisão deveria ser opcional, mesmo que o imunizante tenha sua segurança e ecácia comprovada cientificamente. Outro dado importante é que 99% dos que responderam aos questionário defenderam a gratuidade da vacina.

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que a vacinação não poderia ser forçada, mas seria compulsória e caberia ao poder público a determinação de medidas restritivas para quem não se vacinar, como ser proibido de receber benefícios do governo e realizar matrículas escolares na rede pública, por exemplo.

Embora o presidente Jair Bolsonaro tenha declarado que o Governo Federal não irá penalizar quem não quiser tomar a vacina, estados e municípios têm autonomia para impor regras quanto a esta questão.

Com informações da Rádio Senado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados