Papa diz que violência em nome de Deus é a “maior blasfêmia”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em visita à cidade de Najav, no Iraque, o Papa Francisco disse que a violência em nome de Deus é a “maior blasfêmia”.

Deste lugar, onde a fé nasceu, terra de nosso pai Abraão, vamos afirmar que Deus é misericordioso e que a maior blasfêmia é profanar seu nome odiando nossos irmãos e irmãs“, disse Francisco.

No país deste 6ª feira (5.mar.2021), Francisco foi à Najav, local de nascimento do profeta Abraão, para se encontrar com o principal clérigo xiita, o Grande Aiatolá Ali al-Sistani.

FOTO: Vatican News

Al-Sistani, 90 anos, é uma das figuras mais influentes no Islã xiita, tanto dentro do Iraque quanto fora, e o encontro foi o primeiro entre um papa e um clérigo xiita.

Após a reunião, al-Sistani pediu aos líderes religiosos mundiais que detivessem grandes poderes em nome da sabedoria e do senso. Ele acrescentou que os cristãos devem viver como todos os iraquianos em paz e convivência.

“Hostilidade, extremismo e violência não nascem de um coração religioso: são traições à religião. Nós crentes não podemos ficar em silêncio quando o terrorismo abusa da religião; na verdade, somos chamados inequivocamente a dissipar todos os mal-entendidos”, ressaltou o papa.

A visita do papa ao Iraque foi coberta de segurança e as estradas que seu comboio percorreu no sábado foram fechadas para outros tráfegos. Caminhões montados com metralhadoras e até tanques estavam estacionados em alguns locais ao longo das rotas.

A comunidade cristã do Iraque, uma das mais antigas do mundo, foi particularmente devastada, caindo de 1,6 milhão, antes da invasão dos EUA e da brutal violência militante islâmica que se seguiu, para 300 mil fiéis.

Francisco elogiou os jovens muçulmanos por ajudar os cristãos a reparar suas igrejas “quando o terrorismo invadiu o norte deste amado país”.

Próximo evento

Neste domingo (7.mar.2021), o papa visitará Mossul, um antigo reduto do Estado Islâmico, onde fará orações pelas vítimas da guerra com o grupo militante muçulmano sunita.

Em seguida, visitará a maior igreja do Iraque, que foi parcialmente destruída pelo EI, nas proximidades de Qaraqosh, onde os cristãos retornaram desde a derrota do grupo.

Francisco celebrará uma missa em um estádio de futebol em Irbil. Cerca de 10.000 pessoas das Forças de Segurança iraquianas foram mobilizadas para proteger o Papa durante sua visita, mas há temores de que o ritual possa se tornar um evento propagador do coronavírus.

Toque de recolher de 24 horas foi imposto para limitar a circulação de pessoas.

Esta é a viagem mais arriscada do papa até agora. O Iraque viu um aumento acentuado nos contágios no último mês, e há temores de segurança sobre a visita.

O líder da Igreja Católica e sua comitiva foram todos vacinados, mas o Iraque só recebeu seu primeiro lote de doses na semana passada.

DO PODER360

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia Federal investiga desvio de recursos e apreende 1,6 milhão em espécie; vereador é investigado

A PF confirmou que em um dos locais de busca foram apreendidos mais de R$1,6 milhão em espécie. A Polícia...

Em Baixa Grande do Ribeiro, casa onde ocorreu chacina que vitimou pai e filhos se torna delegacia

A nova delegacia conta com uma sala para registro de boletim de ocorrência, cartório, sala de investigação, sala de...

Gabigol consegue efeito suspensivo e pode voltar a jogar pelo Flamengo

Clube anunciou a decisão na manhã desta terça-feira, 30, por meio das redes sociais; atacante estava suspenso por tentativa...

Sessão da Câmara de Guadalupe vota projetos de vereadores e decreto da mesa diretora

O presidente da casa, Dr. Dílson Barbosa Gomes, destacou a aprovação do Parecer Técnico do TCE, que foi favorável...
spot_img

Wellington Dias diz que tem a confiança de Lula para seguir como ministro

"O ministério, ele já deixou claro, não é parte de qualquer negociação", disse Wellington. O ministro do Desenvolvimento Social,...

Lula é multado pelo TSE em R$ 250 mil por propaganda contra Bolsonaro nas eleições

Na propaganda questionada, havia declarações de Bolsonaro sobre a Covid-19 e corrupção O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) condenou a Coligação...
spot_img

Posts Recomendados