Pesquisa XP/Ipespe mostra que Lula ganharia de Bolsonaro no 2º turno

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Levantamento realizado pela XP/Ipespe e divulgado na segunda-feira (5), mostra que, a cerca de 1 ano e meio da eleição presidencial de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro permanecem tecnicamente empatados na liderança, mas agora com o petista numericamente à frente.

A pesquisa foi realizada de 29 a 31 de março com 1.000 pessoas em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

(Miguel Schincariol/Evaristo Sá/Getty Images)

Lula tem 29% das intenções de voto ante 28% de Bolsonaro. No levantamento anterior, Lula tinha 25%, e Bolsonaro, 27%.

Nas simulações de 2º turno, Lula também está numericamente à frente de Bolsonaro, com 42% a 38%. No último levantamento da XP, feito no início de março, Bolsonaro tinha 41% e Lula, 40%.© Fornecido por Poder360

O levantamento também mostra, no mesmo período, a continuidade na trajetória de alta da rejeição ao governo de Jair Bolsonaro. São 48% os que consideram o governo ruim ou péssimo, três pontos percentuais a mais que o levantamento anterior.

Além disso, oscilou de 39% para 27% a proporção dos que veem o governo como bom ou ótimo. A diferença de 21 pontos percentuais entre os que têm avaliação negativa e os que têm avaliação positiva é a maior desde maio do ano passado.

Essa é a segunda rodada da pesquisa divulgada pela XP depois da decisão proferida por Edson Fachin, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), que anulou na últimano dia 8 de março todas as decisões tomadas pela 13ª Vara de Curitiba nas ações penais contra o ex-presidente Lula.

No levantamento de fevereiro, Bolsonaro liderava com folga o cenário eleitoral do 1º turno de 2022. Tinha 28% das intenções de voto, contra 12% de Fernando Haddad. Agora, Bolsonaro está tecnicamente empatado com Lula na 1ª posição.

Os dois são seguidos por Sérgio Moro (9%) e Ciro Gomes (9%). Depois aparecem Luciano Huck (5%), João Doria (3%), Guilherme Boulos (3%) e Luiz Henrique Mandetta (3%).

PODERDATA

As taxas de aprovação (33%) e rejeição (60%) reveladas pelo Ipespe se assemelham aos dados apresentados pelo PoderData, no levantamento realizado de 29 a 31 de março.

A divisão de estudos estatísticos do Poder360 perguntou o que os entrevistados se eles “aprovam ou desaprovam o governo do presidente Bolsonaro”.

O levantamento do PoderData (do dias 29 a 31 de março) mostrou que 59% dos entrevistados “desaprovam”. Já no estudo do Ipespe, 60% fizeram essa afirmação ao serem questionados sobre a maneira de Bolsonaro administrar o país.

Ainda de acordo com a XP, 33% dos entrevistados aprovam a maneira de Bolsonaro administrar o país. Esse foi o mesmo número levantado pelo PoderData.

Caso fossem comparáveis, as taxas estariam cruzadas, dentro da margem de erro dos estudos.© Fornecido por Poder360

SEGUNDO TURNO

O estudo da XP/Ipespe também consultou os entrevistados sobre um eventual 2º turno entre Bolsonaro e Lula. Nesse cenário, também aparecem empatados na margem de erro: Lula tem 42% das intenções de voto e Bolsonaro, 38%. Mantêm-se o empate registrado na última pesquisa da empresa que mediu 2º turno entre Lula e Bolsonaro, em março de 2021. Na ocasião, o atual presidente tinha 41% contra 40% de Lula.

Em uma das simulações, Lula vence Sergio Moro, 41% contra 36%. Nos outros cenários de 2ª turno, Bolsonaro aparece empatado tecnicamente com Sergio Moro, ambos com 30%, com Ciro Gomes, os dois com 38%, com Luciano Huck, o atual presidente com 35% e o apresentador com 32%. Bolsonaro venceria Guilherme Boulos e João Doria.© Fornecido por Poder360

Cenário 1

  • Jair Bolsonaro (sem partido): 38%;
  • Lula (PT): 42%;
  • não sabe/não respondeu/branco/nulo: 20%.

Cenário 2

  • Sergio Moro (sem partido): 30%;
  • Jair Bolsonaro (sem partido): 30%;
  • não sabe/não respondeu/branco/nulo: 40%.

Cenário 3

  • Jair Bolsonaro (sem partido): 35%;
  • Luciano Huck (sem partido): 32%;
  • não sabe/não respondeu/branco/nulo: 33%.

Cenário 4

  • Jair Bolsonaro (sem partido): 38%;
  • Ciro Gomes (PDT): 38%;
  • não sabe/não respondeu/branco/nulo: 25%.

Cenário 5

  • Jair Bolsonaro (sem partido): 38%;
  • Guilherme Boulos (Psol): 30%;
  • não sabe/não respondeu/branco/nulo: 32%.

Cenário 6

  • Jair Bolsonaro (sem partido): 37%;
  • João Doria (PSDB): 30%;
  • não sabe/não respondeu/branco/nulo: 37%.

Cenário 6

  • Lula (PT): 41%;
  • Sergio Moro (sem partido): 36%;
  • não sabe/não respondeu/branco/nulo: 23%.

RISCO COM A COVID-19

O levantamento também mostrou que caiu de 61% para 58% os que avaliam como “ruim” ou “péssima” a atuação de Bolsonaro no combate ao coronavírus.

Em meio aos maiores números de mortes diárias já registrados desde o início da crise sanitária, subiu de 49% para 55% os que dizem que estão com muito medo da pandemia. Já 17% afirmam não estar com medo, mesmo número do último levantamento. Sobre a imunização, aumentou em três pontos percentuais, de 77% para 80%, os que dizem que com certeza irão se vacinar. A variação está dentro da margem de erro da pesquisa.

© Fornecido por Poder360

Do Poder360

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Fábio Novo aposta em crescimento nas pesquisas numa eleição com tendência de polarização

Pré-candidato do PT à Prefeitura de Teresina participou do lançamento da candidatura de Fernando Lima a vereador. O pré-candidato à...

Prefeitura de Floriano promove abertura do projeto ‘Cine Social para Todos’ na praça da Bandeira 

Rafaela Barros, secretária da SEMDAS, disse que a ideia é reunir as famílias e oferecer um momento de integração...

Governador inaugura obras em seis municípios do sudeste piauiense nesta quinta (2)

Rafael Fonteles irá cumprir agenda em Capitão Gervásio de Oliveira, Campo Alegre do Fidalgo, São Francisco de Assis, Lagoa...

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Pagamento para quem ganha um salário mínimo começou no último dia 24 Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do...
spot_img

Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

Reforma tributária prevê alíquota reduzida para 850 substâncias A regulamentação da reforma tributária sobre o consumo trará medidas para evitar...

Secretário de Comunicação de Floriano renuncia ao cargo por motivos de saúde e novos projetos

Enquanto Nilson encerra seu mandato como Secretário de Comunicação, o processo de nomeação de seu sucessor ainda está em...
spot_img

Posts Recomendados