O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, quebrou o protocolo e abriu o evento de entrega de ônibus escolares na manhã desta segunda-feira (26) com uma oração pelos familiares do ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), que morreu no último dia 06 de abril.
O ministro, que é pastor da igreja Presbiteriana do Brasil, destacou a importância do ex-gestor e o impacto que o episódio deixou ao estado do Piauí e na capital Teresina.
“Gostaria de, com autorização do nosso governador, quebrar um pouco o cerimonial. Quero falar não como ministro, mas como pastor presbiteriano. A cidade e o Estado foram marcadas por uma tragédia com a morte do prefeito Firmino. Eu quero crer que ele merece da nossa parte, como autoridade, a nossa moção de respeito e consideração. Por isso, como pastor, gostaria de iniciar pedindo a Deus pela família do nosso prefeito Firmino Filho”, disse Milton Ribeiro antes de começar a oração.
Além do Ministro, participam da solenidade no Parque Potycabana autoridades como o Governador do Piauí, Wellington Dias(PT), o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB) o presidente da Assembleia Legislativa, Themistocles Filho (MDB), os senadores Ciro Nogueira (Progressistas), Marcelo Castro (MDB) e Elmano Ferrer (Progressistas), além de outros membros da bancada federal do Piauí, prefeitos e secretários de educação de municípios conteplados com a entrega de ônibus escolares.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, desembarcou em Teresina por volta das 10 horas, desta segunda-feira (26). Ele visitou as instalações da TV Educativa no bairro Monte Castelo, zona sul e disse que a entrega dos ônibus é um “olhar para o amanhã”.
O ministro é acompanhado pelo secretário de Governo, Osmar Júnior, e o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira. O deputado Júlio Arcoverde e o senador Elmano Férrer (Progressistas) também acompanham a visita.
Na TV Educativa, o ministro foi recepcionado com música regional e conheceu programa Canal Educação da Secretaria Estadual de Educação. O secretário Ellen Gera participou desse momento.
Em entrevista ao Cidadeverde.com, o ministro Milton Ribeiro justificou a entrega de ônibus escolares em meio a pandemia da covid-19. Sem usar máscaras, o ministro afirma que a solenidade representa um “olhar para amanhã”.
“Por que na pandemia? Fazemos isso porque acreditamos no amanhã. Tudo passa. E vamos ter de volta a oportunidade de locomoção e poder ir à escola. O governo Federal pensa na educação. Por emendas de bancada, mas com o governo federal esses ônibus vão ajudar a educação”, disse.
Com relação as dificuldades do país para garantir acesso a crianças e jovens em meio a pandemia, o ministro diz que esse é um problema mundial. Ele afirma que o governo federal estabeleceu protocolos para garantir a segurança dos alunos no retorno.
“É um problema do mundo. Países mais desenvolvidos enfrentam o mesmo problema com a pandemia, o Brasil tem dado uma resposta e vai ser o que mais vacinou e vai exportar essa vacina para outros países. Fizemos protocolos nas escolas. Os diretores receberam orientação. Entregamos recursos para a compra de equipamentos de proteção como o álcool em gel”, declarou.
O ministro destacou o programa que destina recursos para compra de alimentos para os alunos carentes.
“Alguns problemas em tona já vinham de antes. O presidente disse que o que for possível para ajudar os alunos é para fazer. Pegamos R$ 4,3 bilhões e preparamos kits de alimentação para os alunos. Mesmo sem ir para aula. Projeto que benefícia os pequenos produtores. O Brasil não consegue fazer chegar a mão de cada aluno um tablet. Assim o que podermos, o governo federal vai fazer”, ressaltou o Milton Ribeiro.
Por Lídia Brito/Cidadeverde.com