Dez capitais brasileiras suspendem vacinação contra Covid-19 por falta de doses

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que o instituto pode não ter mais vacinas após o dia 14 deste mês.

Dez capitais brasileiras tiveram que suspender a vacinação contra a Covid-19 por falta de doses disponíveis. De acordo com dados da Confederação Nacional dos Municípios, 1.305 municípios tiveram que suspender parcialmente a aplicação de imunizantes por falta de doses da Coronavac.

As capitais são: São Luís (MA), Natal (RN), Maceió (AL), Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Porto Velho (RO), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS) e Salvador (BA)

O Instituto Butantan, em São Paulo, que processa a Coronavac, alertou na quinta-feira (6) para uma queda na produção por causa de um volume menor de insumos vindos da China.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

O diretor do instituto, Dimas Covas, afirmou em coletiva de imprensa que não deve ter mais doses da vacina Coronavac a partir de 14 de maio. Ele atribuiu o atraso na chegada do insumo farmacêutico ativo (IFA), fundamental para a produção dos imunizantes, à postura do governo federal com a China, principal fornecedora dos insumos.

Dimas Covas reclamou da falta de diplomacia do governo federal com o país asiático e demonstrou preocupação com o impacto de declarações recentes de ministros e do próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o país.

“Existe dificuldade. Há uma burocracia mais lenta e há autorizações reduzidas de volumes [do IFA]. Essas declarações têm impacto, e ficamos a mercê. Não vamos ter, de fato, condições de entregar. Pode faltar? pode faltar. E temos que debitar isso, principalmente, do governo federal, que tem remado contra”, disse.

(*Com informações de Carolina Figueiredo, Victoria Cocolo, Giulia Alecrim, Ludmila Candal e Tainá Falcão, da CNN, em São Paulo)

Renan Fiuza*, da CNN em São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Sala do Empreendedor de Jerumenha é certificada com Selo Ouro pelo SEBRAE

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Jerumenha foi certificada com o Selo Ouro de...
spot_img

Posts Recomendados