Ignorada em 2020, Pfizer alerta Brasil para começar negociar novas doses para 2022

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A farmacêutica norte-americana fez um alerta ao governo brasileiro para dar início as negociações no mais curto prazo possível.

Depois de o Brasil ignorar uma série de ofertas da Pfizer no ano passado, a farmacêutica norte-americana fez um alerta ao governo brasileiro em abril para dar início “no mais curto prazo possível” a negociações para a aquisição de novas doses da vacina contra a Covid-19 para 2022 e 2023.

A sugestão foi feita pelo vice-presidente para política global da Pfizer, Jon Selib, à cônsul-geral do Brasil em Nova York, Maria Nazareth Farani Azevêdo. O alerta surtiu efeito. Dias depois do encontro, o governo fechou novo contrato com a empresa para comprar mais 100 milhões de doses do imunizante.

O relato do encontro está no montante de documentos entregues pelo Ministério das Relações Exteriores à CPI da Pandemia e que perdeu o sigilo na última quarta-feira (16). A correspondência foi enviada pela cônsul-geral ao ministro Carlos Alberto França no dia 28 de abril. Azevêdo diz que recebeu o executivo da Pfizer no dia anterior, atendendo determinação feita pelo chefe do Itamaraty para que as missões diplomáticas e consulados do Brasil no exterior estivessem “cada vez mais engajados numa verdadeira diplomacia da saúde, dada a urgência e prioridade do combate à pandemia da Covid-19”.

A cônsul-geral diz na mensagem ter salientado a Selib que “devem ser crescentes as consultas a governos e a farmacêuticas”, pelo governo brasileiro, “para mapear as vacinas disponíveis e a buscar os remédios necessários ao tratamento de pacientes em estado mais grave”.

“Ao reconhecer que o Brasil é mercado e parceiro importante para sua empresa, Jon Selib assegurou que sua empresa está aberta a dialogar com o país. Disse que manteria canal aberto com o consulado para futuras conversas. Agradeceu a iniciativa do encontro e convidou o governo brasileiro a iniciar no mais curto prazo possível conversas sobre vacinas para 2022 e 2023. Mas, não deixo de dizer que ficaria atento a eventuais oportunidades ainda no ano em curso”, escreveu Azevêdo ao chefe do Itamaraty.

Ainda de acordo com o relato da cônsul-geral ao Brasil, o executivo da Pfizer disse que a farmacêutica “quer ajudar o país e os brasileiros neste momento desafiador” e que empresa deve produzir 3 bilhões de vacina contra a Covid-19 em 2021 e 4 bilhões de doses em 2022.

Segundo o relato, Selib também lamentou o fato de a Pfizer ter procurado o Brasil em meados de 2020 e não ter conseguido firmar acordo naquele momento. “Fez críticas a ofertas irrealizáveis de empresas que prometiam licenciamento e transferência de tecnologia mas que não têm experiência no desenvolvimento de vacinas”, escreveu a cônsul-geral.

Ela também afirmou que, “como mensagem ao governo brasileiro”, o executivo da Pfizer ressaltou que a empresa “seguirá fornecendo vacinas e medicamento para tratamento de Covid-19 ao Brasil. “Lembrou que sua empresa somente promete o que pode efetivamente cumprir e que não tem atrasado os compromissos de entrega.”

Procurada, a Pfizer informou que não vai se pronunciar a respeito.

Com informações da CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito Gedison Alves confirma show de Tarcísio do Acordeon nos festejos de Marcos Parente em 15 de julho

Festejos da padroeira. O prefeito de Marcos Parente, Gedison Alves, anunciou oficialmente que o renomado músico Tarcísio do Acordeon será...

Presidente da Câmara, Dr. Dilson Barbosa dedica mensagem aos trabalhadores de Guadalupe

Dia do Trabalhador. O Presidente da Câmara Municipal de Guadalupe, Dr. Dilson Barbosa, expressou sua gratidão aos trabalhadores do município...

Mari Fernandez assina com a Som Livre o maior contrato já oferecido a uma artista mulher

Mari Fernandez agora faz parte do time de estrelas da Som Livre. Nesta terça-feira (30), a cantora assinou contrato...

Saúde de Jerumenha acompanha pacientes no Mutirão de Catarata em Floriano, 96 cirurgias realizadas

Os pacientes de Jerumenha foram submetidos aos procedimentos no Hospital Regional Tibério Nunes. No Mutirão de Catarata realizado em Floriano,...
spot_img

Centro de Inteligência da Sesapi vai monitorar serviços da Saúde, filas de cirurgias e vacinas

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) lançou uma nova ferramenta para monitorar os serviços de saúde nos 224 municípios...

Petrobras atrasa reajustes nos combustíveis, mas não deixa de repassar alta, diz estudo

Mudança na política de preços da Petrobras completa um ano em maio. Estatal deixou de seguir mercado internacional como...
spot_img

Posts Recomendados