Floriano avança no combate ao câncer ao ofertar especialidade de cirurgia oncológica

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A médica florianense e primeira cirurgiã oncológica formada no Piauí, Ana Caroline Fonseca, apresentou alguns dados sobre a incidência da doença e fluxograma de atendimento que será implantado junto às equipes de saúde da família para triagem e encaminhamento.

A Secretaria de Saúde de Floriano realizou no início desta semana, reunião com enfermeiros, médicos e gerentes da atenção primária para apresentar a proposta de fluxograma da especialidade de cirurgia oncológica que passará a ser ofertada pelo município dentro do Programa Ambulatorial de Cirurgias.

O Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, afirmou que o município dá um passo importante na prevenção e detecção precoce do câncer. “Antes o paciente só tinha essa especialidade em Teresina e havia todo um desgaste físico e emocional que envolve não apenas a pessoa com o diagnóstico, mas também toda a família que precisa passar dar o apoio necessário. Por muito tempo, o câncer foi motivo de tabu, mas com o avanço tecnológico, a taxa de cura é maior que a mortalidade e tudo isso depende da detecção precoce e prevenção”, disse.

James Rodrigues

A médica florianense e primeira cirurgiã oncológica formada no Piauí, Ana Caroline Fonseca, apresentou alguns dados sobre a incidência da doença e fluxograma de atendimento que será implantado junto às equipes de saúde da família para triagem e encaminhamento. Em linhas gerais, os cânceres mais comuns entre homens e mulheres são o de próstata e mama (respectivamente) e segundo o Instituto do Câncer, entre 2020 e 2022, a estimativa é que 625 mil novos casos surjam.

Secretário de saúde James Rodrigues e a cirurgiã oncológica Dra. Ana Caroline Fonseca

No Piauí, as estatísticas refletem o contexto nacional. Entre homens, os casos mais comuns são próstata e nas mulheres, mama seguido do colo do útero. Ana Caroline Fonseca também apresentou dados da Sociedade Americana de Câncer, sobre o impacto da pandemia na detecção precoce do câncer. A suspenção dos serviços de saúde e isolamento social contribuíram para a diminuição do acesso ao diagnóstico precoce e tratamento adequado. Segundo a OMS, 40% das mortes por câncer poderiam ser evitadas.

A previsão é que o programa tenha início ainda no mês de agosto. James Rodrigues explica que o objetivo é aprimorar a atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS) e que além da consulta, serão realizado exame de biópsia, procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório, tal como a evolução de determinada doença crônica, bem como pequenas cirurgias.

A inserção de mais uma especialidade representa um avanço significativo no fortalecimento do sistema de saúde municipal promovendo qualidade de vida ao intervir em fatores que colocam a saúde em risco, como sedentarismo, má alimentação, tabagismo e outros. “Vamos aproveitar a experiência exitosa do Programa de Pequenas cirurgias e incluir mais um serviço, a consulta e exame oncológico. Quem ganha é a população”, explica James Rodrigues.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Sala do Empreendedor de Jerumenha é certificada com Selo Ouro pelo SEBRAE

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Jerumenha foi certificada com o Selo Ouro de...
spot_img

Posts Recomendados