Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Sesapi faz testagem no interior do Piauí em campanha do Agosto Lilás

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As testagens vão até sexta-feira de HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C e Covid-19.

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Combate a Doenças Sexualmente Transmissíveis, está levando testagens de HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C e Covid-19 para o interior do Piauí. A ação faz da campanha Agosto Lilás de combate à Violência contra a Mulher, realizada com a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres.

Secretário de Saúde – Florentino Neto Foto: Roberta Aline

Nesta quarta-feira(18), a equipe segue para a cidade de Nazária; na quinta-feira(19), Demerval Lobão e na sexta, dia 20, no município de Lagoa do Piauí. Esta semana, a testagem já aconteceu em Palmeirais. O Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

A campanha nasceu em 2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo diversos parceiros governamentais e não-governamentais, prevendo ações de mobilização, palestras e rodas de conversa – e desde então vem se fortalecendo e consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Segundo a Coordenadora do Programa de combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis, Karina Amorim, a sífilis é uma das principais preocupações de saúde pública do Estado, que pode gerar deficiências graves em crianças e até evoluir a óbito. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2017 a 2020, foram registrados 1.926 casos de sífilis congênita no Estado.

A Sífilis congênita é uma infecção de múltiplos sistemas pela bactéria Treponema pallidum, que é transmitida ao feto pela placenta. Entre os sinais da infecção estão lesões de pele características; aumento do fígado; baixo peso do recém nascido; pele amarelada; anemia; problemas respiratórios; problemas respiratórios entre outras questões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Papa Francisco simplificou seu funeral e usará caixão simples de madeira

Pontífice quis ser sepultado como "pastor e discípulo", não como uma "pessoa poderosa deste mundo" O velório de um papa...

SAF promove orientações sobre o Garantia-Safra para municípios do Piauí atingidos pela seca

Benefício é disponibilizado a agricultores familiares que tiveram perda de produção por conta de fenômenos naturais. Com o objetivo de...

Por que Tiradentes é considerado um herói nacional?

Hoje, 21 de abril, é celebrado o feriado nacional de Dia de Tiradentes Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido...

SENAR/PI distribui 50 mil cestas básicas para produtores rurais em mais de 100 municípios do Piauí

O deputado federal Júlio César (PSD) destacou a importância da medida Diante da grave estiagem que afeta o estado do...
spot_img

Presidente Lula e autoridades brasileiras lamentam morte do Papa Francisco

Pontífice morreu às 7h35 desta segunda enquanto se recuperava de uma grave pneumonia; Lula decreta luto oficial de sete...

Veja quem são os cardeais brasileiros que podem participar da escolha do novo Papa “Conclave”

Brasil tem sete cardeais com menos de 80 anos aptos a votar na escolha do novo papa. Processo deve...
spot_img

Posts Recomendados