MP do Piauí retoma atividades do Programa Reeducar

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O programa já está em sua 5º edição e é finalista do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público 2021.

O Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) do Ministério Público do Piauí (MPPI), coordenado pela promotora de Justiça Amparo Paz, retomou as atividades do Programa Reeducar, após uma pausa devido à pandemia da covid-19. A iniciativa, que é finalista do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2021, tem como objetivo desconstruir pensamentos machistas e reeducar homens envolvidos em casos de violência doméstica e familiar.

Ao longo de nove módulos (um por mês), serão realizados encontros com palestras, atividades pedagógicas, educativas e discussões que levam à promoção da reflexão e mudança de comportamento sobre a cultura machista, desigualdade de gênero, respeito à mulher e bom convívio familiar. A promotora de Justiça Amparo Paz enfatiza que o programa contribui para uma sociedade em que as mulheres sejam respeitadas.

“É uma grande satisfação poder retomar o Reeducar, que já está em sua 5ª edição. É uma iniciativa que nos dá muita satisfação, pois podemos colaborar ativamente para uma sociedade em que as mulheres tenham seus direitos humanos respeitados. Com o Reeducar, nós propomos aos homens uma nova maneira de enxergar a mulher, de respeitá-la, convidando-os para a construção de uma sociedade menos machista. A violência contra a mulher é um grave problema social e só vamos conseguir enfrentá-la com educação e mudanças de pensamento e posturas”, defende a promotora.

A assistente social do MPPI, Núbia de Caldas, explica que o Programa Reeducar é composto por nove módulos que irão propor reflexões sobre temas como o papel do homem na sociedade, saúde, família e o uso indevido de drogas. Neste primeiro módulo, foi realizada uma reflexão sobre “O homem na atualidade: família, cultura e papéis sociais da mulher e do homem”.

“O Projeto Reeducar foi idealizado pela Dra. Amparo e, desde o início da Lei Maria da Penha, a gente pensou em alguma coisa que fosse além da punição. Diante disso, se pensou em módulos que pudessem fazer com que esses homens repensassem seus atos e eles mesmos buscassem a responsabilização, não como forma de punição, mas de educação para sua vida, para sua família. É por isso que o primeiro módulo é refletindo sobre esse homem na sociedade. Na sequência, teremos os outros módulos sobre saúde, uso indevido de drogas, atenção com os filhos, por exemplo”, explica Núbia.

A psicóloga do Nupevid/MPPI, Cynara Veras, destaca que, mesmo após o fim dos nove módulos, a equipe do Ministério Público continua monitorando os participantes. “A importância do Reeducar se dá ao tempo em que os homens se oportunizam falar sobre suas questões, sobre o que levou ao cometimento daquela violência, quando eles se responsabilizam, reconhecendo que tais condutas são prejudiciais. Nós fazemos o monitoramento desses homens por até um ano após o fim do programa, mantendo contato com as vítimas e com eles, para saber como que ficou esse processo após o Reeducar. É um programa de desconstrução dessa conduta, desse tipo de comportamento”, destaca a psicóloga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

TCE-PI monitora indícios de infiltração de facções em contratos públicos

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Kléber Eulálio, afirmou que a Corte de Contas...

Estudo indica reversão da disfunção erétil em 90% dos casos com “viagra eletrônico”

Dispositivo implantável estimula nervos pélvicos e permite retorno da ereção em homens com lesão medular ou após cirurgia. Um dispositivo...

Por que os doadores de esperma estão tendo centenas de filhos?

O mercado europeu de esperma está em expansão, mas será que o esperma de alguns doadores está sendo usado...

Floriano celebra o Dia da Bíblia com evento especial e participação do deputado Dr. Marcus Vinícius; veja o vídeo

Com programação religiosa e apresentação musical, a cidade reúne fiéis para exaltar a Palavra de Deus e fortalecer laços...
spot_img

Homem é preso suspeito de abuso sexual contra a própria mãe e violar medida protetiva em Floriano

Um homem conhecido pelo apelido de “Pote” foi preso na tarde da última quarta-feira, 10/12, por volta das 15h30,...

Transnordestina avança com todos os lotes contratados e fortalece logística no Piauí

O Governo Federal informou que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina já contam com contratos de obras firmados, o...
spot_img

Posts Recomendados