Pracinha do produtor da Nova Ceasa incentiva agricultura familiar

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pequenos produtores do Cinturão Verde serão beneficiados com um espaço 100% gratuito para comercialização.

Incentivar a agricultura familiar em tempos de insegurança alimentar é fundamental. Para isso, a Nova Ceasa vai disponibilizar um espaço com 12 boxes gratuitos para a produção de assentamentos rurais e pequenos produtores do chamado Cinturão Verde do Piauí, que plantam hortaliças, frutas, verduras e legumes. A chamada Pracinha do Produtor promete movimentar as vendas, ampliando oportunidades de emprego e renda.

O projeto busca ofertar produtos semi-orgânicos e orgânicos, que possuem um alto valor agregado de comercialização e uma demanda crescente em Teresina. A ideia é que possa ser criado um selo de qualidade da Nova Ceasa, indicando o tipo e a origem do produto, com finalidade de diferenciá-lo dos demais e aumentar a receita dos beneficiados.

O projeto surgiu a partir da iniciativa da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc-PI), que vem acompanhando pequenos produtores em visitas aos campos de produção. Neste sábado (2), haverá um encontro na Nova Ceasa para definir aspectos técnicos da ação em parceria com os agricultores.

Viviane Moura – Superintendente da SUPARC

Livres de pesticidas e agrotóxicos, a produção da agricultura familiar garante alimento de qualidade e ainda mais saudáveis na mesa. “Estamos visitando projetos de produtores que utilizam campos agrícolas como base para a subsistência e a comercialização. Eles sobrevivem dessa produção de forma sustentável e agora vão ganhar um espaço para ampliar as vendas”, define Viviane Moura, superintendente da Suparc.

O projeto Pracinha do Produtor, que tem como objetivo a criação de um espaço físico permanente dentro da Nova Ceasa para este público, garante um alto fluxo de consumidores para o feijão verde e a abóbora da roça produzidos em regiões como a localidade Campestre, por exemplo. “Aqui a gente planta macaxeira, tomate, quiabo, melancia, banana. Vai ser muito bom”, define Antônio Cornélio, produtor da região.

O Cinturão Verde do Piauí foi implantado em 2003 pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A área de atuação do Projeto está no entorno de Teresina e mais 11 municípios, sendo eles: União, José de Freitas, Altos, Pau D’arco, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Curralinhos, Palmeirais e Nazária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Presidente da Câmara de Guadalupe, Adão Moura, participa do seminário para treinamento dos novos gestores municipais

O evento é uma realização do TCE-PI, da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes, com apoio da...

Governo do Piauí divulga calendário de pagamento de servidores para 2025 nesta terça (14)

Anúncio ocorre às 11h30, no auditório da Escola Fazendária – Centro Administrativo do Estado. O Governo do Piauí, por meio...

“A entrada de Guadalupe está parcialmente interditada, mas já estamos resolvendo”, disse o prefeito

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta segunda-feira, 13 de janeiro, o prefeito de Guadalupe, Jesse Lima...

“Gastos com bandas famosas, só com recursos de fora”, alerta presidente do TCE-PI

No entendimento do TCE-PI, municípios que apresentem problemas na prestação de serviços essenciais não podem priorizar a realização de...
spot_img

MEC divulga Notas do Enem 2024; site do Inep apresenta instabilidade

Exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no país e também é aceito em dezenas...

Papa expõe detalhes da infância e adolescência em autobiografia

Trechos foram divulgados no domingo, 12 de janeiro. O papa Francisco conta como seus avós e seu pai se salvaram...
spot_img

Posts Recomendados