Atividades físicas melhoram as habilidades cognitivas das crianças, diz estudo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Testes analisados por cientistas apontaram que crianças mais aptas em exercícios também tinham desempenhos melhores na escola.

Pesquisa realizada por cientistas da Nottingham Trent University, da Inglaterra, mostrou que, em média, os alunos do ensino fundamental que estavam mais em forma, medida pela capacidade de correr distâncias maiores em um teste de condicionamento físico, tiveram melhores respostas em tarefas escolares do que aqueles que não correram tanto.

O estudo publicado na revista Psychology of Sport and Exercise concluiu que promover mais atividades de exercício físico pode ajudar a melhorar as habilidades cognitivas das crianças.

O estudo teve como objetivo investigar o efeito sobre a aprendizagem e a memória das crianças após o “Daily Mile”, uma atividade física escolar popular em todo o Reino Unido, na qual estudantes correm, geralmente dando voltas no playground ou em quadras de esportes.

Reprodução

Ao menos 145 alunos de 9 a 11 anos realizaram uma série de tarefas de função cognitiva após exercícios e repouso. As tarefas cognitivas foram realizadas pelos alunos imediatamente depois do exercício e 45 minutos após a corrida.

Os pesquisadores descobriram que, embora o exercício não melhore a cognição geral, a função executiva — um conjunto de habilidades mentais que inclui a memória, o pensamento flexível e o autocontrole — tende a melhorar imediatamente após o exercício.

Além disso, os alunos classificados como mais aptos mostraram cognição superior aos seus colegas, concluindo tarefas em média 5% a 10% mais rápido e com a mesma precisão.

Atividade física ajuda a saúde e o desempenho escolar
O estudo também explorou a diversão das crianças com o “Daily Mile”, descobrindo que elas gostaram particularmente da natureza individualizada da atividade, do aspecto social e do fato de ser ao ar livre.

“Uma descoberta consistente de nosso trabalho foi que as crianças que foram capazes de correr mais longe durante o teste de condicionamento físico em vários estágios exibiram cognição superior a suas contrapartes”, disse o pesquisador principal dr. Simon Cooper, professor associado de Exercício, Cognição e Saúde da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Nottingham Trent.

“Nosso trabalho mostra a importância de oportunidades regulares de atividade física nas escolas, não apenas para a saúde e o bem-estar, mas também para a cognição e o desempenho acadêmico”, descreveram no estudo.

O dr. Joseph Lovett, coordenador da pesquisa do “Daily Mile”, disse que “a indicação de que crianças em boa forma demonstram cognição superior é extremamente encorajadora”.

“Um dos principais objetivos da fundação é dar às crianças a oportunidade de desfrutar de atividades físicas regulares para ajudar a melhorar a forma física. O conhecimento de que uma boa forma física pode melhorar a capacidade cognitiva é um mensagem extremamente importante para nós.”

Camila Neumamda CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Campus Party de Teresina terá Whindersson como jurado em competição de startups; veja como se inscrever

A capital receberá entre os dias 29 e 31 de maio a Campus Party, grande festival que reúne tecnologia...

Com filas ‘quilométricas’, eleitor arma rede em frente a fórum eleitoral no Piauí para esperar atendimento

O autônomo Roberto de Carvalho chegou no início da madrugada, pegou seu lugar na fila e armou sua rede. Encerra...

Governo do Piauí bate a meta de gerar 10 mil oportunidades de trabalho para jovens sem experiência profissional

Rafael Fonteles comemorou a marca durante a solenidade de admissão de 400 jovens que irão compor o quadro de...

IML vai doar 80 cadáveres não reclamados para universidades de medicina do Piauí

Corpos não reclamados são aqueles sem identificação ou que não foram procurados e serão para fins de ensino ou...
spot_img

Prefeitura de Floriano realiza obras de recuperação em 15 ruas da cidade

O departamento de obras informou que a recuperação das ruas da cidade seguem de forma continua. A Prefeitura de Floriano,...

Brasil vai importar arroz para evitar especulação de preços

Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção do grão no país Para evitar uma possível escalada no...
spot_img

Posts Recomendados