Rebeca Andrade é ouro no salto e prata nas barras do Mundial de ginástica

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Campeã olímpica brilha em Kitakyushu e se torna primeira brasileira a conquistar duas medalhas em uma única edição de Mundial.

O sorriso no rosto de Rebeca Andrade ao cravar dos saltos era a certeza da missão cumprida no Mundial de Kitakyushu. Neste sábado, a campeã olímpica se tornou também campeã mundial do salto. O ouro no Japão foi a primeira medalha da ginasta de 22 anos em Mundiais e a primeira grande conquista apenas dois meses e meio depois de brilhar nas Olimpíadas de Tóquio. E poucas horas depois ela voltou ao pódio com uma prata nas barras assimétricas. Foi a primeira vez que um ginasta do Brasil conseguiu duas medalhas em um único Mundial. Um dia histórico para Rebeca.

Rebeca Andrade com a medalha de ouro do Mundial de ginástica — Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon

Parecia um filme repetido daqueles que dá gosto de rever. Do collant rosa indo para o salto ao Japão como cenário, tudo lembrava o grande feito olímpico de Rebeca Andrade. E o final desse enredo novamente foi um ouro e uma prata. Ela entrou para um hall de medalhistas brasileiros em Mundiais, se juntando a Daiane dos Santos, Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Diego Hypolito, Arthur Zanetti e Arthur Nory. E a coleção de medalhas de Rebeca pode aumentar no domingo, às 5h (de Brasília), quando ela fecha sua participação em Kitakyushu na decisão da trave.

No salto, a brasileira praticamente cravou seus dois voos, um Cheng (15,133 pontos) e um Yurchenko com dupla pirueta (14,800) para ficar com uma média de 14,966 pontos. Foram os dois melhores saltos da decisão, o que fez a brasileira ter quase um ponto de vantagem para a segunda colocada, a italiana Asia D’Amato, com 14,083. A russa Angelina Melnikova completou o pódio, com 13,966.

Nas barras assimétricas, Rebeca não conseguiu fazer uma ligação de movimentos que tinha executado na classificatória. Ainda assim a boa execução fez a diferença, inclusive no critério de desempate com a chinesa Luo Rui, ambas com 14,633 pontos. A também chinesa Wei Xiaoyuan ficou com o título, com 14,733 pontos.

A final das barras

Em seu aparelho favorito, Rebeca novamente entrou como forte candidata ao ouro por ter liderado a classificatória com 15,100 pontos. Foi a segunda a se apresentar, logo depois da principal adversária. A chinesa Wei Xiaoyuan abriu muito bem a prova com uma série muito difícil e conseguiu 14,733 pontos. Rebeca, na sequência, fez uma série de melhor execução, mas não conseguiu fazer uma ligação de movimentos que apresentou na classificatória, o que a fez ter 0,4 a menos de dificuldade em relação a classificatória. Ainda assim, a brasileira somou 14,633 pontos, se posicionando na briga por medalhas.

O páreo foi bem mais acirrado que no salto. A chinesa Luo Rui empatou com Rebeca, mas ficou atrás da brasileira no critério de desempate, que era a maior nota de execução. A russa Melnikova também fez uma boa série e ficou muito perto do pódio com 14,533. Uma a uma as adversárias ficaram para trás, e Rebeca confirmou a prata. A primeira medalha do Brasil no aparelho em Mundiais ou Olimpíadas.

Por Redação do ge — Kitakyushu, Japão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Em Baixa Grande do Ribeiro, casa onde ocorreu chacina que vitimou pai e filhos se torna delegacia

A nova delegacia conta com uma sala para registro de boletim de ocorrência, cartório, sala de investigação, sala de...

Gabigol consegue efeito suspensivo e pode voltar a jogar pelo Flamengo

Clube anunciou a decisão na manhã desta terça-feira, 30, por meio das redes sociais; atacante estava suspenso por tentativa...

Sessão da Câmara de Guadalupe vota projetos de vereadores e decreto da mesa diretora

O presidente da casa, Dr. Dílson Barbosa Gomes, destacou a aprovação do Parecer Técnico do TCE, que foi favorável...

Wellington Dias diz que tem a confiança de Lula para seguir como ministro

"O ministério, ele já deixou claro, não é parte de qualquer negociação", disse Wellington. O ministro do Desenvolvimento Social,...
spot_img

Lula é multado pelo TSE em R$ 250 mil por propaganda contra Bolsonaro nas eleições

Na propaganda questionada, havia declarações de Bolsonaro sobre a Covid-19 e corrupção O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) condenou a Coligação...

Senador Ciro Nogueira tem pedido negado pela justiça para penhorar carro do jornalista Wellington Raulino

O veículo o jornalista é um Volkswagen Siena, ano 2014, que está alienado fiduciariamente. A Justiça do Distrito Federal indeferiu...
spot_img

Posts Recomendados