O governo federal alega que não tem de onde tirar os recursos para fazer os pagamentos.
O deputado federal Júlio César comentou sobre o projeto que cria o 14º salário para aposentados e pensionistas. O projeto está sendo debatido na Comissão de Finanças e Tributação que tem o deputado no comando.
Este projeto já foi retirado de pauta algumas vezes, então, a liderança do governo pediu vistas e vão fazer uma reunião na próxima semana de avaliação de impacto nacional nas contas do governo e avaliar de onde sairão estes recursos para financiar o 14º salário para os aposentados e pensionistas que ganham até R$ 2 mil durante dois anos.
Esse seria um auxílio no momento de pandemia, onde muitas pessoas passaram e ainda passam por dificuldades financeiras. O projeto em 2020 acabou não sendo acatado, foi aberto novamente a discussão em 2021, que também não foi acatado e agora para 2022 começa uma nova discussão. O governo federal alega que não tem de onde tirar os recursos para fazer os pagamentos desse 14º salário, por isso, pediu para analisar com calma com a equipe econômica do Ministério da Economia para depois retornar o Congresso Nacional.
O deputado Júlio César falou sobre esse debate e também sobre as discussões que estão enfretando. “Quando foi apresentado o projeto deputado Pompeo de Mattos do PDT do Rio grande do Sul o que determinava o pagamento do 14° salário para aposentados e pensionistas que recebem até R$ 2 mil”, disse.