MEC unificará dados de estudantes em um aplicativo até junho de 2023

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Primeira versão do Jornada do Estudante deve ficar disponível em 2022.

O Ministério da Educação pretende, em 18 meses, unificar em um aplicativo informações da trajetória dos estudantes. A expectativa é de que uma primeira versão do produto, chamado Jornada do Estudante, seja disponibilizada ainda no primeiro semestre de 2022, conforme disse à Rádio Nacional o subsecretário de Tecnologia do MEC e gestor da unidade responsável pelo projeto da Jornada do Estudante, André Castro.

“Historicamente já tivemos iniciativas do MEC visando uma ID estudantil que alcançava um ponto desse projeto. Agora vimos, com a nova proposta, um produto mais amplo, a ser construído de forma conjunta com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”, disse o subsecretário.

Segundo ele, a equipe ministerial identificou, em outubro, “um gap e uma série de oportunidades de avanço nos planos de transformação digital do MEC”. Desde então, o ministério mapeou serviços e definiu “eixos estratégicos” de produtos de transformação digital.

Crédito: Getty Images

“Um desses eixos é o projeto da Jornada do Estudante. A ideia é ser um produto que possa ser entregue direto ao estudante. Como pano de fundo teremos capacidade de gestão de dados e serviços para que os alunos acessem isso de forma facilitada”, disse.

Segundo Castro, quando entrar em operação, o aplicativo representará também um canal direto de comunicação com os estudantes para divulgar “iniciativas, programas ou oportunidades” disponibilizadas pela pasta. “Hoje, o MEC não dispõe de um canal efetivo de diálogo direto com o estudante”, disse.

“A ideia é que, a longo prazo, toda pessoa que estudou ou realizou jornada acadêmica possa ter suas informações nesse aplicativo de forma integrada, autêntica e reconhecida pelo MEC”, complementou.

A Jornada do Estudante faz parte do escopo da Rede Aprender, que tem como proposta implementar a plataforma de interoperabilidade da educação brasileira.

Segundo o MEC, o aplicativo será disponibilizado gratuitamente na loja do Gov.br para as plataformas Android e IOS.

Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí cresce na exploração de eucalipto e produz R$ 47 milhões

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Piauí tem se destacado na exploração de...

Sesapi prorroga campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva animal

A ação para imunização de aproximadamente 808 cães e gatos, que terminaria neste domingo (29), será mantida nos municípios...

Líder supremo do Irã, que apoia o grupo extremista, diz que Israel ‘vai se arrepender’

Ali Khamenei disse que é obrigação de todo muçulmano apoiar o povo do Líbano e o Hezbollah "com quaisquer...

Wellington Dias cria grupo para fiscalizar uso do cartão Bolsa Família com apostas online (BETS)

Equipe técnica junto com a Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e Cadastro Único do MDS buscam desenvolver...
spot_img

MDS e Correios discutem parceria para fortalecer o combate à fome

Ações conjuntas seriam no âmbito do Plano Brasil Sem Fome e aproveitariam a capilaridade da empresa estatal Em reunião realizada...

Supremo rejeita recursos para garantir revisão da vida toda do INSS

Placar foi de sete votos a quatro pela rejeição O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou dois recursos contra a decisão...
spot_img

Posts Recomendados