Rio Parnaíba atinge cota de alerta em Floriano, diz CPRM

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O rio Parnaíba na cidade de Floriano chegou a um nível acima da cota de alerta, segundo boletim emitido pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) no domingo (02). Em Teresina, o volume de água segue apenas em cota de atenção.

O nível atual do rio Parnaíba na capital é de 5,19 m, acima da cota de atenção de 4,80 m, sendo prevista uma elevação do nível para cota de 5,25 m nas próximas 8h, mas que ainda ficará abaixo da cota de alerta de 5,50 m.

Em Floriano o volume de água ultrapassou a cota de atenção, definida em 6,8m, e chegou a 7,15 m. A previsão que oscile em torno da cota de 7,13 m nas próximas 8h, valor que fica ainda distante da cota de inundação que é de  8,98 m.

Apesar disso, nenhuma das duas regiões alcançaram a cota de inundação até este momento.

O boletim alerta, no entanto, que em Floriano ainda é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis e a manutenção de equipes de prontidão. 

O coordenador da Defesa Civil do município, Pablo Henrique dos Santos, explicou que as cotas são como marcos definidos para monitorar a situação do volume de água em cada região. 

“Temos as três cotas. A cota de atenção é a verde, alerta é amarela e quando chegamos ao vermelho é de inundação, que é quando corre o risco de alagamento”, explicou.

Caís de Floriano Imagem – Divulgação

Pablo Henrique Santos afirmou também à reportagem que pelo menos 1 mil famílias continuam a ser monitoradas em regiões ribeirinhas da cidade. 

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 3,64 m, devendo aumentar para valores próximos a 3,75 m nas próximas 12h. 

O impacto do aumento da vazão liberada em Boa Esperança desde o último no dia último 28 deve começar segundo CPRM, a ser observado na cidade a partir deste domingo (03).

Rio Poti 

Ainda segundo a Companhia de Pesquisa, os rios Poti em Teresina, Marataoan em Barras e Longá em Esperantina apresentam-se em condições normais e que deverão ser mantidas nas próximas horas.

Isso ocorre devido os baixos valores acumulados de precipitação na porção ao norte da bacia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César destaca avanços e comprometimento do Sistema FAEPI/SENAR Piauí durante a 74ª Expoapi

Presidente do Sistema FAEPI/SENAR Piauí apresenta resultados de excelência em assistência técnica, qualificação e saúde no campo durante a...

Brasileiro que criou mosquitos “anti-dengue” é eleito um dos cientistas mais influentes do mundo

O pesquisador Luciano Moreira está na lista das 10 pessoas que moldaram a ciência mundial em 2025, segundo a...

Águas do Piauí intensifica limpeza preventiva do esgotamento sanitário em Altos, União, José de Freitas e Água Branca

Segundo a concessionária, o descarte incorreto de resíduos segue como principal causa dos extravasamentos na rede coletora de esgoto A...

Pressão política leva Governo a reconsiderar implantação de pedágios na PI-247, no Sul do Piauí

O Governo do Piauí pode rever a instalação de três praças de pedágio ao longo de um trecho de...
spot_img

Whindersson Nunes compartilha descobertas sobre sexualidade após sessões de terapia

Durante recuperação psiquiátrica, humorista contou que cuidados recebidos despertaram dúvidas inéditas e o fizeram revisitar a relação dos homens...

Fernando Haddad diz que aporte aos Correios deve ser menor que R$ 6 bilhões

Segundo ministro, empréstimo pode sair ainda em 2025 O aporte do Tesouro Nacional aos Correios deve ficar abaixo dos R$...
spot_img

Posts Recomendados