A medida ficará em vigor entre os dias 31 de janeiro e 11 de fevereiro.
Os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias eletivas nos hospitais públicos gerenciados pelo Governo do Piauí serão suspensos a partir da próxima segunda-feira (31). A medida foi anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e ficará em vigor até o dia 11 de fevereiro.
A suspensão foi determinada devido ao aumento de casos de Covid-19. No estado, foi registrada uma alta de 76,3% no número de diagnóstico de doença neste ano em relação ao mesmo período no ano passado.
Vale ressaltar que a taxa de positividade considerada para esta medida é obtida através dos dados fornecidos pelo Laboratório Central do Piauí (Lacen) e pelo Grupo de Pesquisa de Análise em Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
As autoridades de saúde do Piauí também consideraram a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente, 70% dos leitos do Governo do Estado estão ocupados. No litoral, a taxa sobe para 71% e na região Entre Rios, 85%.
“Essa medida emergencial é para evitar o aumento dos casos, principalmente por termos profissionais se afastando por estarem com síndromes gripais ou Covid-19. Quando retomarmos as cirurgias, os pacientes que estão na fila serão atendidos normalmente”, explicou a diretora da Diretoria de Unidade de Descentralização Hospitalar (DUDOH), Joselma Oliveira.