Preço do tomate quase dobra em 1 ano; entenda por que e se vai continuar caro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Valor do alimento subiu 94,5% em 12 meses até março. Colheita menor tem pressionado preços, que podem recuar a partir de julho, segundo centro de pesquisas da USP.

O preço do tomate praticamente dobrou em 1 ano e o alimento foi segundo item que mais subiu nos 12 meses até março (94,5%), depois da cenoura.

Somente no mês passado, o aumento foi de 27%, mostra o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado na sexta-feira (8), pelo IBGE.

A escalada de preços foi tão forte que um comerciante de Mogi das Cruzes (SP) está dando até desconto para clientes que pedem lanche sem tomate.

Divulgação

No campo, colheitas menores têm elevado o valor da hortaliça. O pesquisador João Paulo Deleo, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), explicou ao g1 por que isso está ocorrendo e como o preço do tomate deve ficar nos próximos meses. Veja a seguir.

Por que a colheita caiu:

  • chuvas intensas no início do ano geraram perdas nas plantações, afetando os produtores do Sudeste e do Nordeste pela combinação com o calor intenso. Essa dobradinha aumenta a incidência de doenças nas lavouras;
  • área plantada de tomate vem diminuindo desde 2020 porque, no início da pandemia, os produtores perderam vendas com o fechamento do comércio e decidiram diminuir a área de plantio. Eles continuaram a fazer este movimento em 2021, mas por outro motivo: em março daquele ano, a colheita foi abundante e derrubou os preços ao produtor. Para recuperarem faturamento, decidiram reduzir ainda mais a área;
  • fim da safra de verão e início da de inverno, que ocorre em abril no Sul e Sudeste. Nessa época, costuma-se colher bem pouco tomate.

Vai continuar caro?

valor do tomate deve continuar alto em abril, já que não se espera um aumento muito expressivo das safras, afirma Deleo;.

“Os preços tendem a recuar entre julho e setembro, à medida que a safra de inverno avança”, diz. “

“Porém, tomate a gente nunca tem certeza. É uma hortaliça muito sensível à temperatura. Por isso, não é incomum oscilações de preços em períodos muito curtos”, acrescenta o pesquisador.

Nas regiões Sul e Sudeste, onde é mais forte a produção de tomate, a safra de inverno ocorre entre os meses de abril a novembro, enquanto a de verão vai de dezembro a março.

Por Paula Salati, g1

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Viagens de lazer no Piauí crescem 75% e praia é destino preferido da população

Os piauienses realizaram cerca de 63 mil viagens de lazer em 2024, segundo pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira...

Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes

O Ministério da Saúde iniciou a liberação de mosquitos Aedes aegypti machos e estéreis na aldeia Cimbres, no município...

Show católico com Adriana Melo encerra festejos de Nossa Senhora de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O show católico da cantora Adriana Melo, realizado na noite desta sexta-feira, 12...

Piauí participa do maior mutirão de cirurgias da história do SUS neste fim de semana

O Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) participarão da ação, que faz parte do...
spot_img

Moraes diz que retirada de sanções contra ele e esposa é ‘vitória do Judiciário brasileiro’

Ministro do STF agradeceu atuação do presidente Lula; Estados Unidos retiraram ele e a esposa da lista da Lei...

Banco do Brasil adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Uma das maiores instituições financeiras do país vai passar a disponibilizar crédito orientado para os inscritos no Cadastro Único O...
spot_img

Posts Recomendados